Relatório de aula prática de TURBIDEZ

Páginas: 4 (889 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
SENAI BNU - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Disciplina: Técnicas de Caracterização e Ensaios
Docente: Renata Michele Rosa Albano
Discentes: Bruna Baumann eKelvin Henrique Luciano Peixer



PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ









Blumenau, setembro de 2014.
1. Introdução
A turbidez é uma característica física da água; decorrente dapresença de substâncias em suspensão, ou seja, sólidos suspensos, finamente divididos ou em estado coloidal e de organismos microscópicos.
O tamanho das partículas responsáveis pela turbidez variamuito, desde grosseiras a coloides, variando com o nível de turbulência do corpo hídrico. As partículas de menor tamanho e com baixa massa específica são mais difíceis de ser removidas pelo tratamento,por apresentarem menor velocidade de sedimentação.
Este excesso de partículas em uma amostra de água provoca um aspecto turvo, ou seja, de transparência reduzida, que acontece devido à dispersão e àabsorção da luz. Esta aparência nebulosa é esteticamente indesejável e potencialmente perigosa, pois pode apresentar propriedades tóxicas, atrapalhar a fotossíntese, provocar a floração de espécies,etc.
Antigamente, achava-se que a turbidez era proporcional ao peso da matéria em suspensão e, por isso, utilizava-se a unidade mg/L de sílica. Porém, esta unidade entrou em desuso porque foidescoberto que, na verdade, quanto mais subdividida uma fixada quantidade de uma dada substância, maior será a turbidez. Atualmente, existem várias formas de determinação da turbidez e esta é expressa emUnidades Nefelométricas de Turbidez, UNT (ou NTU, em inglês).
O turbidímetro é um aparelho que faz a determinação quantitativa da turbidez, sendo possível estabelecer uma correlação entre a intensidadeluminosa registrada pela célula e a concentração do material em suspensão. A turbidez é medida comparando-se o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com o espalhamento de um feixe de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de aula pratica cor e turbidez
  • Relatório de Aula Prática de Fisioterapia
  • Relatorio de aula pratica
  • Relatorio de aula pratica; lipideos
  • Relatório de aula pratica-ecologia
  • Relatório aula pratica Quimica
  • Relatório de Aula Prática
  • Relatório aula prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!