as relacoes de aprendizagem no ambito da brinquedoteca universitaria

Páginas: 13 (3210 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Título: As relações de aprendizagem no ambiente da brinquedoteca universitária.
Adur, Jucilene Aparecida de Lima.
Curso: Ciências Contábeis
Câmpus:Canoinhas
Bolsista: Artigo 170 Fonte financiadora: Governo do Estado de Santa Catarina
E-mai: jucilene.adur@hotmail.com e jucilene@hwillcase.com.br

RESUMO

Este artigo foi desenvolvido após as experiências vivenciadas nabrinquedoteca universitária, fruto de um projeto de pesquisa que tem como tema as relações de aprendizagem no ambiente da brinquedoteca universitária. Com o desafio de compreender a brinquedoteca universitária como espaço pedagógico para desenvolver estudo e pesquisa referente ao processo de ensino e aprendizagem e como espaço para mediar atividades entre a universidade, cursos de magistérios, alunos daeducação infantil e comunidade. A brinquedoteca é um espaço apropriado para potencializar as habilidades adquiridas na sala de aula. A atividade lúdica, desenvolvida dentro de um ambiente onde favoreça a aflorar a imaginação, estimula a criatividade e a autoconfiança. Dessa maneira, o educador em formação poderá reconhecer que brincando a criança aprende. O brincar é uma atividade específica dainfância em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Atividade lúdica. Aprendizagem. Potencialidades.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos no desenvolver do projeto de pesquisa referente às relações de aprendizagem no ambiente da brinquedoteca universitária. Compreender as relações de aprendizagem quecada jogo ou brincadeira possui e identificar valores e objetivos que deverão ser discutidos, analisados. O espaço da pesquisa realizada foi na brinquedoteca universitária da UnC campus de Canoinhas (SC).
Para conhecer e melhor identificar e analisar o cotidiano da brinquedoteca universitária, processos interdisciplinares, relações de ensino e aprendizagem e possibilidades de desenvolvimentointegral dos sujeitos envolvidos, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa com embasamento em referências bibliograficas como Walter Benjamin (2002), Santa Marli (2003), observação e interação com os trabalhos desenvolvidos no ambiente da brinquedoteca da UnC, Campus Canoinhas.
A formação inicial do profissional da educação deve basear-se em novos padrões capazes de garantir uma aquisição desaberes gerais para o exercício da docência e ao mesmo tempo a construção de competências básicas, como: reflexão, argumentação, senso crítico, autocrítica, racionalidade prática, criatividade, enfrentamento de dúvidas e busca de soluções, responsabilidades diante das ações pedagógicas em que os alunos descubram uma dinâmica social de convivência e interajam entre si, multiplicando aspossibilidades de aprendizagem. A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.
Construindoesse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria a aprendizagem mais prazerosa. Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB eSCHEIFLER, 1997,150).
O presente artigo foi desenvolvido após as experiências vividas no âmbito da Brinquedoteca universitária da UnC Canoinhas e teve como escopo ressaltar a sua importância como um lugar onde crianças, fazendo uso de atividades lúdicas, conseguem criar, aprender se desenvolver e estimular suas potencialidades brincando. De acordo com Nylse Helena da Silva Cunha, Diretora da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedoteca espaço de aprendizagem
  • A arbitragem no ambito das relações internacionais
  • A Brinquedoteca como Auxiliar no Ensino e Aprendizagem
  • Estudando: Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil
  • Brinquedoteca: Um espaço lúdico no âmbito escolar
  • A BRINQUEDOTECA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
  • Relações educativas no ambito biopsico social
  • O humano no âmbito das relações sociais Tarefa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!