Atividade

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os mistérios do mundo jornalístico
Resenha - Crítica do livro “O que é Jornalismo” de Clóvis Rossi

O livro “O que é Jornalismo” é uma produção de Clóvis Rossi publicada pela editora brasilienseno ano de 1980. A obra faz parte da Coleção Primeiros Passos e custa em torno de R$15,00 a R$26,00. Mas, para melhor comentar esta obra, é importante falar um pouco sobre seu autor.
Clóvis Rossinasceu em 1943 na grande cidade de São Paulo. Formou-se em Jornalismo em 1964 pela faculdade Cásper Líbero. Hoje, é um jornalista com quase 50 anos de trajetória. Já atuou como repórter, correspondenteinternacional e editor em três dos maiores veículos do país: “O Estado de São Paulo”, “Folha de São Paulo” e “Jornal do Brasil”. Participou de coberturas jornalísticas em todos os continentes, entreelas o Golpe de Estado no Chile em 1973, e a Revolução dos Cravos em Portugal no ano de 1974. Escreveu diversos livros sobre a carreira jornalística, entre os quais destaco: “Vale a pena ser jornalista?”, no qual aborda os prós e os contras da profissão e “Enviado especial – 25 anos ao redor do mundo”, uma coletânea de reportagens em países como Chile, Portugal e Israel. Atualmente, é repórterespecial e colunista da citada Folha.
“Jornalismo, independentemente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadoresou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra, acrescida, no caso da televisão, de imagens.” É assim que Clóvis Rossi define a profissãojornalística. O autor ainda levanta neste livro temas interessantes sobre a profissão, entre os quais estão abordados a pauta, a objetividade, as normas de estilo e o lead.
Sobre a objetividade, atoneutro do jornalista diante do fato, Rossi diz que esta não existe no jornalismo. Para comprovar, ele cita o exemplo dos jornais; que passaram a ouvir os “dois lados” da história, mesmo sabendo que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade
  • atividades
  • Atividade
  • Atividade
  • Atividade
  • ATIVIDADE
  • ATIVIDADE
  • atividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!