radioatividade

Páginas: 8 (1786 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Radioatividade
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de urânio, como o dia estava nublado, ele guardou a amostra dentro de uma gaveta, pegando-a dias mais tarde, tendo assim uma prova de que a radioatividade natural existia, pois a pedra emitia radiações mesmo no escuro.Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas. A radioatividade ocorre porque as forças de ligações do núcleo são insuficientes para manter suas partículas perfeitamente ligadas. Essa instabilidade apresentada pelos átomos pode ser definida como o excesso de energia acumulada por ele mesmo, e podendo assim ser liberada comoradiação.
Até aquela época acreditava-se que os átomos eram as menores partículas encontradas, porém com a descoberta da radiação revelou-se a existência de partículas ainda menores: os prótons e nêutrons (que compões o núcleo do átomo) e os elétrons (que giram em torno dele). Essas partículas subatômicas movimentam-se em altíssima velocidade.
Podendo destacar que há radioatividade natural eartificial.
Radioatividade Natural ou Espontânea ocorre quando encontrado elementos químicos na natureza.
Exemplo: Crosta terrestre, atmosfera
Radioatividade Artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, ou seja, com a união dos átomos ou através de fissão nuclear.
Exemplo: A fissão nuclear é um processo utilizado em usinas nucleares, ou em bombas atômicas.


Tipos de RadioatividadeEm estudos realizados sobre a radioatividade a partir do final do século XIX comprovaram a existência de três tipos de radiações encontradas no interior dos átomos: os raios alfa (α), beta (β) e gama (g).
Raios Alfa (α)
Os raios alfa (α) têm uma carga elétrica positiva, que consiste em dois prótons e dois nêutrons e são idênticos ao núcleo dos átomos de hélio (He). Os átomos são emitidos comalta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria, tendo menor poder de penetração. Uma ou duas folhas de papel podem deter os raios, elas geralmente não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, só podendo penetrar no organismo se houver algum ferimento ou lesão na pele.

Raios Beta (β)
Já as partículas de raios beta(β) são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável; são capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos, ocasionando danos á pele, mas não aos órgãos internos, a não ser que sejam engolidas. E tem uma velocidade muito alta.

Radiação Gama (γ)
Ao contrário das partículas de alfa e beta, gama não é constituída por partículas, e sim por ondas eletromagnéticas emitidas por núcleos deátomos instáveis, logo após a emissão de uma partícula alfa ou gama.



Efeitos da Radiação Nuclear no Corpo Humano

As radiações Alfa, Beta e Gama, possuem diferentes capacidades para atravessar os matérias, isto é, possuem diferentes poderes de penetração.
Exemplos:
Alfa: danos são pequenos, pois são detidos pela camada de células mortas da pele podendo no máximo causar queimaduras napele;
Beta: danos são médios, pois podem penetrar até 2 cm da pele ionizando as moléculas e gerando radicais livres;
Gama: danos são altos, pois pode atravessar o completamente o corpo humano, causando alterações e danos irreparáveis como alteração molecular e deformações celulares.













Utilização e Aplicações da Radioatividade

Benefícios e Perigos da RadiaçãoRadioatividade foi criada pelo homem, assim como também crio várias formas de se obter benefícios e malefícios com ela, dependendo assim da maneira em que é utilizada.
Esses efeitos benéficos ou maléficos dependem da quantidade ou do tipo de radiação encontrada no organismo do ser humano, podendo ser inofensivo se usado em pequenas quantidades e de forma correta, ou até mesmo se administrar grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!