Radioatividade

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
O que é radioatividade?

É um fenômeno natural ou artificial, pelo quais algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm apropriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas sãoprincipalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem“instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X).

Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifestam nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram nanatureza e poluem o meio ambiente.
Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.

Quais os danos que a radiação causa à saúde do homem?Os raios ultravioletas podem causar câncer de pele, e queimaduras solares dependendo da quantidade de radiação que a pessoa receber no corpo. Uma câmara de bronzeamento pode chegar a ser 10 vezesmaior que a da luz solar.
Em pequenas doses, a exposição à radiação não oferece riscos à saúde: o corpo tem tempo suficiente para substituir as células que eventualmente tenham sido alteradas oudestruídas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, são mais resistentes à radiação. A medula óssea, ao contrário, é oórgão mais sensível.

Como a medicina usa a radioatividade?

A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X, radioterapia,quimioterapia, ressonância magnética, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, e assim por diante. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!