Radioatividade

Páginas: 8 (1962 palavras) Publicado: 10 de janeiro de 2015
Centro Territorial Educacional Profissional da Bacia do Rio Grande
Cauan Breno









RADIOATIVIDADE











Barreiras – BA
Centro Territorial Educacional Profissional da Bacia do Rio Grande
Cauan Breno





RADIOATIVIDADE




Trabalho apresentado para a Professora Laíz com requisito a falar sobre a radioatividade e suas experiências, do aluno Cauando 1º Agro “A” do turno matutino.






Barreiras – BA

Resumo

Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de urânio. À espera da melhora do tempo, que se apresentava nublado, guardou a amostra do minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde, Becquerelobservou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural.
Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um graude instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade.
Palavras Chaves: Radioatividade, Átomos, Radiações.











Sumário
Introdução..................................................................................................5Desenvoçvimento.......................................................................................6
Justificativa.................................................................................................7
Benefícios...................................................................................................8
Maleficios...................................................................................................9Experiencias.............................................................................................10
Conclusão.................................................................................................13
Referencias...............................................................................................14















Introdução

Neste trabalho abordarei alguns fatos nos quais passamdespercebidos sobre a Radioatividade, sua utilização, osfísicos/químicos/cientistas que fizeram suas descobertas, de onde ela surgiu, qual suas utilidades, seus malefícios e alguns relatos sobre ela.
A radioatividade, possibilitando assim o acesso, expandindo a área de conhecimento de todos e fornecendo dados de como utilizá-la para o benefício do ser humano, como também seus efeitos maléficos edestrutivos sobre o planeta, tanto para nós humanos como para o meio ambiente através da radiação dispersada por estes elementos com diferenças extremas como a representação do bem e do mau.
Desenvolvimento

A radioatividade natural foi descoberta por volta de 1896, pelo físico francês Henry Becquerel (1852-1908), ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações ao deixar filmes fotográficos emcontato com o elemento radioativo. Os filmes apresentaram manchas e Becquerel conclui que se tratava dos raios emitidos por sais de Urânio. Como se vê, o Urânio se trata de um elemento natural.
Produz-se a radioatividade induzida ou artificial quando se bombardeiam certos núcleos atômicos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleobombardeado formando um novo núcleo que, se torna instável e se desintegra posteriormente.
A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o que, por ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta quando se bombardeou núcleos de boro e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!