Taenia - Resumo

Páginas: 3 (706 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os platelmintos dessa classe são hermafroditas, apresentam o corpo em forma de fita com segmentação em anéis ou proglotes, que possuem os órgãos masculino e feminino. São desprovidos de aparelhodigestivo, alimentando-se por osmose através do tegumento repleto de microvilosidades. E sua excreção é protonefridial (por células flama). Estudamos em nosso curso cestódeos da Familia Taeniidae e aOrdem Cyclophyllidae que pertencem aos gêneros Taenia (Taenia solium e Taenia saginata) e Hymenolepis.
1 - Tênias:

As tênias são vermes causadores de Teníase pela ingestão de carne suína (T.solium) ou bovina (T. saginata) crua ou mal cozida, contendo cisticercos viáveis (Cysticercus bovis, no boi e Cysticercus cellulosae, no porco). Em contrapartida, pela ingestão acidental de ovos da T.sollium o homem pode adquirir a Cisticercose.
As tênias apresentam 3 estágios evolutivos: ovo, cisticerco e verme adulto, os quais se caracterizam morfologicamente por:

A) Ovo: é impossíveldiferenciar T.solium de T.saginata nesse estágio, por isso, seus ovos são reconhecidos como de Taenia sp. Apresenta forma esférica (~30 micrômetros de diâmetro) e cor castanho-clara. O embrióforo é sua cascaprotetora, formado por duas membranas com blocos de quitina entre elas, o que lhe confere um aspecto estriado. Em seu interior, encontra-se a oncosfera ou embrião hexacanto, que possui 3 pares deacúleos ou espinhos e é envolvido por dupla membrana.


B) Cisticerco: é a larva das tênias, sendo o Cysticercus bovis a larva da T. saginata e o Cysticercus cellulosae a larva da T. solium. Temaparência de vesícula transparente e globosa. É constituído por escólex (cabeça) com 4 ventosas, rostelo (presente apenas no Cysticercus cellulosae, o que difere as duas larvas) e colo.

C) Verme Adulto: Astênias são constituídas morfologicamente por escólex (cabeça), colo (pescoço) e estróbilo (corpo). O escólex apresenta 4 ventosas arredondadas e proeminentes adaptadas para fixação do cestoda na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • taenia
  • Taenia
  • Taenia
  • Taenia
  • Taenia
  • taenia
  • Taenia
  • Taenia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!