Disjuntores PVO e GVO

Páginas: 18 (4475 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

DISJUNTORES A ÓLEO
Nestes equipamentos os dispositivos de interrupção são imersos em óleo isolante. Nestes disjuntores, a extinção do arco se dá através da geração de gases, principalmente hidrogênio, em virtude da decomposição das moléculas de óleo devida às altas temperaturas desenvolvidas na região do arco. O aumento da pressão interna das câmaras de interrupção cria um fluxo de óleo queira disacionar o dielétrico, resfriar e alongar o arco. São utilizados dois tipos de câmaras de extinção nos disjuntores a óleo: câmara de sopro transversal (cross blast) e câmara de sopro axial (axial blast).
Nas câmaras de sopro transversal, os gases formados pelo arco aumentam a pressão em seu interior, sendo obrigados a passar através de aberturas, para alivio desta sobre pressão. O arco éforçado contra as paredes resfriadas da câmara de extinção, sofrendo um alongamento. O arco é extinto quando a corrente, ao passar por zero, não libera mais energia.
Na câmara de sopro axial, a pressão dos gases gerados com o arco provoca o fluxo múltiplo de óleo ao longo de toda a circunferência da câmara, removendo os gases ionizados da região entre os contatos através de aberturas. Neste tipo decâmara, o arco é mantido em uma posição axial na câmara até ser extinto.
Existem duas categorias de disjuntores a óleo: os disjuntores de grande volume de óleo e os de pequeno volume de óleo.
DISJUNTORES A GRANDE VOLUME DE ÓLEO (GVO)
São disjuntores de alta capacidade de interrupção, compostos basicamente de um grande tanque metálico mantido no potencial de terra, cheio de óleo isolante, no qualestão imersos os contatos principais, câmara de extinção e parte do mecanismo de acionamento dos contatos móveis. Os disjuntores de alta tensão possuem unidades individuais por pólo, mecanicamente conectadas pelo mecanismo de acionamento dos contatos moveis responsável pelas operações de fechamento e abertura simultânea por três pólos. Cada pólo é composto por um tanque com duas buchas condensivasde saída na sua parte superior, duas câmaras de interrupção suspensas presas na parte inferior de cada bucha de saída, um elemento móvel, que faz a ligação entre as duas câmaras de interrupção e onde estão montados os contatos moveis, o mecanismo de acionamento dos contatos moveis e, se necessário, transformadores de corrente montados na parte inferior das buchas. Os disjuntores mais recentesutilizam câmaras de sopro axial.

Figura 2 – Disjuntor a Grande Volume de Óleo (GVO)
Do ponto de vista de manutenção, os disjuntores a grande volume de óleo requerem filtragem de óleo com razoável freqüência devido a carbonização do óleo durante as interrupções de corrente.
O desenvolvimento das câmaras de interrupção nos disjuntores GVO tornou possível a construção de disjuntores com quantidadesbem menores de óleo isolante. As pesquisas dos diversos fabricantes resultaram em avanços que levaram a expressivas reduções nas dimensões e ao melhoramento das características elétricas e de desempenho destes disjuntores.
TIPO
VANTAGEM
DESVANTAGEM
GVO
1. Grande capacidade de interrupção em curto-circuito
1. Grande volume de óleo;
2. Pouco adaptável para manobrar reatores e capacitores emcertas faixas de corrente
3. Risco de incêndio;
4. Manutenção muito dispendiosa

 Disjuntor a grande volume de óleo (GVO)
Este é o tipo mais antigo de disjuntores a óleo. No passado consistia apenas de um recipiente metálico com os contatos simplesmente imersos no óleo sem nenhuma câmara de extinção.
Hoje, os disjuntores GVO, possuem câmaras de extinção onde se força o fluxo de óleo sobre oarco. Como nesses disjuntores o tanque de óleo está aterrado, são frequentemente denominados disjuntores “dead tank” ou “dead tank breakers”.
Nas potências mais baixas, as três fases, normalmente, estão imersas em um único recipiente e nas mais elevadas o encapsulamento é monofásico.

Fig. 2.4: Vista em corte de um disjuntor a grande volume de óleo do tipo TDO (Siemens- Allis)
A figura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • disjuntor gvo
  • disjuntor pvo
  • Disjuntores
  • Disjuntores
  • Disjuntores
  • Disjuntor
  • Disjuntores
  • Disjuntor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!