Radioatividade

Páginas: 10 (2432 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
Nomes: Bibiana Fleck de Bem e Gustavo Prado dos Passos
Matéria: Química Básica
Professora: Cristina Rejane Weber
Turma: PNA
Data: 21/08/2014

AS DESCOBERTAS

Em 8 de novembro de 1895 iniciou-se o inicio de grandes avanços e descobertas sobre radioatividade. Nesta noite o físico alemão Wilhelm C. Rontgen descobriu o raio-x. Em 28 de dezembro de 1895, Rontgen entregou sua descoberta,descrevendo as pesquisas que fizera anteriormente. Em 1901 ganhou o primeiro Prêmio Nobel da Física.
As descobertas de Rontgen levam inúmeros cientistas da época a fazer observações a cerca de suas descobertas. Pouco tempo depois, em 1898, Becquerel chegou à conclusão de que a radiação penetrante era originária do próprio elemento e não tinha relação com o fenômeno da fluorescência. Este fato logopassou a ser investigados por importantes nomes da época e também vários pesquisadores em começo de carreira.
Em 1900 o neozelandês Ernest Rutherford e o físico francês Pierre Curie identificaram, de forma independente e quase que simultaneamente, dois tipos distintos de emissões oriundas dos elementos radioativos. Essas radiações foram denominadas alfa, beta e gama.
Rutherford propôs em 1903 aexistência do núcleo atômico e verificou-se posteriormente que a radioatividade, com suas emissões alfa, beta e gama era um fenômeno que ocorria com os núcleos instáveis de alguns elementos químicos. Este fato ficou conhecido como decaimento radioativo.
Dez anos depois os físicos F. Soddy, A. Russell e K. Fajans, em trabalhos independentes, elaboraram uma generalização sobre as emissões alfa ebeta, que ficou conhecida como a Lei do Deslocamento.
Em 1895, a polonesa Marya Sklodowska casou-se Pierre Curie descobriu que o uranio não era o único elemento capaz de emitir radiação. Por suas descobertas, Becquerel, Pierre e Marie Curie foram laureados com o prêmio Nobel de Física em 1903.
Marie Curie após descobrir outro elemento radioativo ela passou mais quatro anos trabalhando com apechblenda, até conseguir isolar uma quantidade significativa de rádio, determinar a massa atômica (226) e algumas de suas propriedades, como o fato de ser 1,4 milhões de vezes mais radioativas que o urânio. Em 1911, recebeu seu segundo Nobel, agora, porém o de Química. Marie Curie morreu de leucemia com 67 anos, em 4 de julho de 1934, provavelmente vítima das radiações a que ficara exposta durantegrande parte da vida.
Em Janeiro de 1934, o casal Irene Curie e Frederic Joliot, filha e genro de Marie Curie, respectivamente, descobriram a radioatividade artificial. Este experimento mostrou ser possível fabricar radioisótopos que não existiam na natureza, através do bombardeamento de núcleo estável.
Por volta dos anos 20 Rutherford, e Orme Masson, propuseram, de forma independente, apossível existência de outra partícula, sem carga, que chamaram de “nêutron”, que resultaria da combinação de um elétron e um próton. Tese essa foi comprovada somente em 1932 por James Chadwick após a irradiação de uma folha de berílio com partículas alfas oriundas do decaimento do polônio.
Em 1934 o físico italiano Eurico Fermi concluiu que o bombardeamento do uranio com nêutrons moderados deveriaproduzis elementos transuranicos ate então desconhecidos. Ele e sua equipe fizeram algumas experiências nesse sentido, sem isolar nenhum elemento novo.


OUTROS MARCOS NA HISTORIA DA RADIOATIVIDADE

O projeto Manhattan

O desenvolvimento nuclear ganhou força na Segunda Guerra Mundial após uma carta enviada pelo físico Albert Einstein, afirmava que os EUA deveriam priorizar o desenvolvimentode uma bomba baseada em energia nuclear, antes que os alemães a fizessem, pois já estavam tentando produzi-la.
Em fevereiro de 1940, iniciou-se a construção de uma pilha nuclear na Universidade de Chicago.
Compton estava determinado a concentrar os estudos de reação em cadeia em um único lugar. Assim, os pesquisadores Fermi e Szilard, junto com Eugene Wigner, Glenn Seaborg e vários outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioatividade
  • Radioatividade
  • radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade
  • Radioatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!