Psicologia no Esporte

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014

A Psicologia do Esporte, enquanto uma dessas sub áreas, iniciou suas pesquisas há aproximadamente um século, estudando inicialmente aspectos próximos à fisiologia, os chamados condicionantesreflexos. Ao longo dos anos outros temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outrosaspectos da prática esportiva e da atividade física foram sendo incorporados à lista de preocupações e necessidades de pesquisadores e profissionais. Na atualidade, diante do equilíbrio técnico alcançadopor atletas e equipes de alto rendimento, os aspectos emocionais têm sido considerados como um importante diferencial nos momentos de grandes decisões.
O psicólogo possui três campos de atuaçãodentro do esporte, que são o ensino, a pesquisa e a intervenção.
No campo da pesquisa, duas áreas são mais exploradas: os procedimentos diagnósticos para medir características psicológicas de pessoas,situações e de atividades esportivas como a motivação para o rendimento, ansiedade e agressão no esporte, personalidade de atletas e treinadores e medidas de intervenção psicológica para competição etreinamento.
No campo do ensino o objetivo é transmitir conhecimentos e habilidades técnicas esportivas, para que os profissionais possam ter conhecimentos das capacidades psicológicas necessárias paramelhor compreender o comportamento humano no âmbito do esporte.
No campo da intervenção psicológica, são implantados programas de preparação psicológica de treinamento mental, com medidas deaconselhamento e acompanhamento dos atletas.
Não atuam somente com atletas para competições, mas também com aqueles que fazem práticas no tempo livre, no esporte escolar, na iniciação esportiva, em casos dereabilitação e também em projetos sociais.
O profissional realiza um trabalho antes e depois das competições. Antes ele deve fazer acompanhamento nos treinos, dar suporte aos atletas e a comissão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Do Esporte
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia esporte
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia do esporte
  • Psicologia no Esporte
  • Psicologia do esporte
  • Psicologia do esporte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!