titulo

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
A eutrofização é o aumento da concentração de nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio, nos ecossistemas aquáticos. Devido à essa grande quantidade de nutrientes disponíveis, o ecossistema setorna mais produtivo e estimula produtores primários. Podemos definir estado trófico, assim, como o nível de produtividade do ecossistema.Essa entrada de nutrientes pode ser realizada por atividadeshumanas (eutrofização cultural) ou pode ocorrer naturalmente. Tal processo ocorre principalmente em lagos e represas.
São vários os efeitos indesejáveis da eutrofização, entre eles: maus odores emortandade de peixes, mudanças na biodiversidade aquática, redução na navegação e capacidade de transporte, modificações na qualidade e quantidade de peixes de valor comercial, contaminação da águadestinada ao abastecimento público. A produção de energia hidroelétrica pode ser afetada pela presença excessiva de macrófitas aquáticas. Em alguns casos, as toxinas podem estar presentes na água após otratamento da água, o que pode agravar seus efeitos crônicos.
As classificações do estado trófico dos ecossistemas aquáticos são úteis porque eles permitem comparações entre as produtividades dosecossistemas dentro e entre ecorregiões, além de fornecer uma abordagem inicial para determinar a extensão da eutrofização cultural. O Índice do Estado Trófico visa classificar corpos d’água em diferentesgraus de trofia, ou seja, avalia a qualidade da água quanto ao enriquecimento por nutrientes e seu efeito relacionado ao crescimento excessivo das algas ou ao aumento da infestação de macrófitasaquáticas.
O Estado Trófico de um Ecossistema é geralmente definido como oligotrófico, mesotrófico, eutrófico, entre outros. “Oligo” significa “pouco”, trófico significa “alimento”, “eutrofico” significa“muito alimento”, e mesotrófico se encontra entre essas duas categorias. Ao longo dos anos, vários sistemas têm sido empregados para descrever o estado trófico dos lagos. Os primeiro limnologistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulo
  • Sem titulo
  • Titulo
  • Titulo
  • Títulos
  • Sem titulo
  • Titulo
  • Título

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!