Prova Mat Ufrgs

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Conflito na Costa do Marfim já fez mais de 100 mil refugiados
A crise política e a violência na Costa do Marfim já obrigaram ao menos 100 mil pessoas a deixarem o país, segundo a agência da ONU pararefugiados, Acnur. Os países vizinhos Libéria e Gana registram um número crescente de imigrantes. "O Acnur continua negociando com ambos os grupos para que os civis sejam protegidos dos danos",afirmou nesta terça-feira, em Genebra, a porta-voz da agência, Melissa Fleming.
A atual onda de violência que tomou conta do país começou em novembro do ano passado, depois das eleições presidências. AONU confirmou a vitória de Alassane Ouattara nos resultados, mas o atual líder do país, Laurent Gbagbo, recusou-se a aceitar a derrota, reavivando uma guerra civil que a eleição pretendia encerrar.Forças leais a Ouattara tomaram o controle de duas importantes cidades no cinturão do cacau no oeste do país, enquanto a ofensiva também cresce na região leste. Na segunda-feira, forças leais ao rivalGbagbo abriram fogo contra civis em Abidjan, matando cerca de 10 pessoas, segundo a missão de paz da ONU em comunicado. O incidente mostra a crescente violência no conflito que surgiu no país da ÁfricaOcidental após as eleições.






Criança de um ano dorme enquanto a mãe, refugiada, coleta água em Janzon, na Libéria (Foto: UNHCR/G. Gordon)
Testemunhas e combatentes de ambos os lados doconflito disseram nesta terça-feira que os ex-rebeldes, que controlam o norte da Costa Do Marfim desde a guerra civil de 2002-3, tomaram o controle da cidade de Daloa, antes dominada pelas tropas deGbagbo, no oeste do país.
Eles também tomaram Duekoue, mais para o leste. As duas cidades são passagens em potencial para o principal porto de exportação de San Pedro, e a área que eles agora controlamproduz cerca de 600 mil toneladas de cacau por ano, metade da produção total da Costa do Marfim.
Os combates estavam limitados a Abidjã e ao extremo oeste do país, mas as forças pró-Ouattara agora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ufrgs 2001 Prv Mat
  • Prova sisop 2 ufrgs
  • PROVA 2 MAT FINANCEIRA
  • prova Estrutura da MAt
  • Prova Mat 3 Bom
  • prova mat 6 ano
  • Mat Ria Para Prova Contabilidade
  • MAT RIA PROVA HIDRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!