Metalografia

Páginas: 8 (1800 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Diagram de fases ( 5 exemplos ênfase no diagrama Fe C)
Diagrama TTT´s (estudar TTT´s para aços hipoeutetoides (0,1 a 0,8) e eutetoides (+- 0,8 % C)
Paschoal@ctcea.org.br

Componentes comuns de uma diagrama de fase são linhas de equilíbrio ou contornos de fase, os quais referem-se a linhas que marcam condições sob as quais múltiplas fases podem coexistir e equilíbrio. Transições de faseocorrem ao longo de linhas de equilíbrio.
Pontos triplos são pontos em diagramas de fase onde linhas de equilíbrio intersectam-se. Pontos triplos marcam condições nas quais três fases diferentes podem coexistir. Por exemplo, o diagrama de fase da água possui um ponto triplo correspondendo à única temperatura e pressão na qual água sólida, líquida e gasosa (vapor) podem existir em um equilíbrioestável.
O solidus é a temperatura abaixo da qual a substância é estável no estado sólido. O liquidus é a temperatura abaixo da qual a substância é estável num estado líquido. Pode haver um hiato entre o solidus e liquidus; no intervalo, a substância consiste de uma mistura de cristais e líquidos (como uma "pasta").1
Tipos de diagramas de fase[editar | editar código-fonte]
Diagramas de fase2D[editar | editar código-fonte]
Os mais simples diagramas de fase são diagramas pressão-temperatura de uma única substância, tais como água. Os eixos correspondem a pressão e temperatura. O diagrama de fase mostra, em espaço pressão-temperatura, as linhas de equilíbrio ou contornos de fase entre as três fases de sólido, líquido e gás.


Um típico diagrama de fase. A linha pontilhada dá o comportamentoanômalo da água. As linhas verdes marcam o ponto de congelamento e a linha azul o ponto de ebulição, mostrando como tais grandezas variam de acordo com a pressão
As curvas sobre o diagrama de fase mostram os pontos onde a energia livre (e outras propriedades derivadas) torna-se não-analítica: seus derivados, com relação às coordenadas (temperatura e pressão, neste exemplo) mudam descontinuamente(abruptamente). Por exemplo, a capacidade térmica de um recipiente cheio de gelo vai mudar abruptamente com o recipiente sendo aquecido após o ponto de fusão.
Os espaços abertos, onde o energia livre é analítica, correspondem a regiões de fase única. Regiões monofásicas são separadas por linhas não analíticas, onde transições de fase ocorrem, que são chamados contornos ou limites de fase.
Nodiagrama à esquerda, o contorno de fase entre líquido e gás não continua indefinidamente. Em vez disso, ele termina em um ponto no diagrama de fase chamado ponto crítico. Isto reflete o fato que, a extremamente altas temperaturas e pressões, as fases líquidas e gasosas tornam-se indistinguíveis2 , no que é conhecido como um fluido supercrítico. Na água, o ponto crítico corresponde a aproximadamenteTc=647.096 K (1164.773 °R), pc=22.064 MPa (3,200.1 psi) e ρc=356 kg/m³.3
A existência do ponto crítico gás-líquido revela uma ligeira ambiguidade na classificação das regiões de fase única. Quando vai-se da fase líquida para a gasosa, geralmente cruza-se a fronteira de fase, mas é possível escolher um caminho que não cruze a fronteira, indo para a direita do ponto crítico. Assim, as fases líquida egasosa podem se transformar continuamente uma na outra. A este fato se dá o nome de continuidade de estados e o principio que o reconhece é o princípio da continuidade de estados.
O contorno de fase líquido-sólido no diagrama de fase da aioria das substâncias tem um coeficiente angular positivo; quanto maior a pressão sobre uma determinada substância, o aproximar das moléculas da substância ascoloca interpostas uma das outras, o que aumenta o efeito das forças intermolecularesda substância. Assim, a substância requer uma temperatura mais elevada para as suas moléculas terem energia suficiente para quebrar o padrão fixo da fase sólida e entrar na fase líquida. Um conceito similar aplica-se a mudanças de fase gás-líquido.4 Água, por causa de suas propriedades particulares, é uma das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!