Protetores Auriculares

Páginas: 18 (4410 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013








O que é o ruído?
O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A diferença emdB é apenas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, o volume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB(A)).
A intensidade de um ruído não constitui o único fator que determina a sua periculosidade; a duração daexposição é também muito importante. Para considerar este fator, são empregues níveis médios de som ponderados em função da sua duração. No caso do ruído no trabalho, esta duração é geralmente de um dia de trabalho de oito horas.

Efeitos do ruído contínuo ou intermitente e ruído de impacto
Os efeitos do ruído vão desde uma ou mais alterações passageiras até graves defeitos irreversíveis. Um dos efeitosmais facilmente demonstráveis é a interferência com a comunicação oral, que ocorre, principalmente, nas bandas de oitava, representadas pelas freqüências 500, 1.000 e 2.000 Hz.
Quando o som tem níveis semelhantes aos da voz humana e é emitido nas freqüências da voz, causa um “mascaramento”, que pode atrapalhar a execução de trabalhos que dependem da comunicação oral, ou dificultar a audição davoz de comando ou de aviso, o que pode ser considerado um fator que aumenta a probabilidade de acidentes.
Em relação aos efeitos sobre o sistema auditivo, estes podem ser de três tipos:
a)   Mudança temporária do limiar de audição (surdez temporária): Ocorre após a exposição do indivíduo a ruído intenso, mesmo por um curto período de tempo. Isto pode ser observado, na prática, quando, apóstermos estado em um local barulhento por algum tempo, notamos uma certa dificuldade de audição, ou precisamos falar mais forte, para sermos ouvidos. A condição de perda permanece temporariamente, sendo que a audição normal retorna, após algum tempo.
b)   Surdez permanente: Origina-se da exposição repetida, durante longos períodos, a ruídos de intensidade excessiva ocasionado uma perda irreversívelassociada à destruição dos elementos sensoriais da audição. Deve-se atentar para o fato de que, no começo do processo, as pessoas não percebem a alteração, porque esta não atinge, imediatamente, as freqüências utilizadas na comunicação verbal. Entretanto, com o passar do tempo, as perdas progridem, envolvendo as freqüências críticas para a comunicação oral (500 a 2.000 Hz). Também é importantesalientar que é muito mais nocivo o ruído cuja composição inclui sons de freqüências altas (3.000 - 6.000 Hz), em maior intensidade.
c)   Trauma acústico: É a perda auditiva repentina, após a exposição a um ruído intenso, causado por explosões ou impactos sonoros. Conforme o tipo e extensão da lesão, pode haver somente uma perda temporária, mas que também pode ser permanente. Eventualmente, o traumaacústico poderia ter tratamento médico especializado, para resolver, pelo menos parcialmente, o problema.
d)   Outros: além dos problemas auditivos, existem outros efeitos possíveis, que têm potencialidade para provocar alterações em quase todos os aparelhos ou órgãos que constituem o nosso organismo. É comum observar-se um ruído repentino produzir um susto, o que nos mostra um exemplo da vastaincidência dos efeitos do ruído: os vasos sangüíneos contraem-se, a pressão sangüínea eleva-se, as pupilas dilatam-se e os músculos tornam-se tensos. Estes efeitos “extra-auditivos” podem provocar ações sobre o sistema cardiovascular, alterações endócrinas, desordens físicas e dificuldades mentais e emocionais, entre as quais: irritabilidade, fadiga e maus ajustamentos (incluindo, também, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • protetor auricular
  • protetor auricular
  • Protetor Auricular
  • Protetores Auriculares
  • Protetor auricular
  • Protetor auriculaR
  • uso do protetor auricular
  • DSS PROTETOR AURICULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!