protetor auricular

Páginas: 19 (4715 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
PROTETOR AUDITIVO


Graduação Técnica/ Segurança do Trabalho

Resumo
O protetor auricular é um dos meios de proteção contra a perda auditiva e outros fatores que são prejudiciais à saúde humana provocada pelo ruído, este então conhecido como som perturbador, indesejável e desagradável encontrado no nosso dia a dia sendo na área domestica de lazer e ou principalmente no meioindustrial. No setor industrial onde o trabalho for ruidoso existem medidas eficazes para o seu controle, e o equipamento de proteção individual auditivo no qual sua função é diminuir o som do ruído é o mais utilizado. Porem não adianta a empresa fornecer o EPI cercado de todos os cuidados, se o trabalhador não receber treinamento para usa-lo, pois a sua atenuação e eficácia dependem essencialmentedo modo como são usados. Ainda vale ressaltar que existem alguns pré-requisitos na escolha dos protetores, deve-se se levar em conta a existência do certificado de Aprovação (CA), o ambiente de trabalho e a atividade do trabalhador, atenuação do ruído fornecido pelo protetor auditivo e seu conforto. Esse trabalho verificou através de um estudo no interior da Bahia que a falta de conhecimento porparte dos trabalhadores quanto ao uso, manutenção e higienização do protetor auricular afeta a saúde e a perda de audição dos mesmos.
Palavras-Chave: Perda auditiva provocada por ruído, Equipamento de proteção individual auditivo, Limites de tolerância.

1 INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo cheio de ruídos, podemos entender o ruído como um som desagradável, e quando ele passa a ser intenso ficaperigoso, e a exposição dos ouvidos a sons e ruídos perigosamente altos dia após dia pode provocar danos permanentes a audição. A intensidade do som é medida em Decibéis (dB), à medida que o som aumenta os níveis de Decibéis (dB) se elevam. Expor os ouvidos acima de 85 Decibéis (dB) repetitivamente excedendo o limite de 8 horas destrói a sensibilidade das células nervosas do ouvido interno quelevam informações ao celebro, e o ruído continuo de 140 Decibéis (dB) pode destruir totalmente o tímpano. As perdas auditivas induzidas pelo ruído contínuo são irreversíveis. A exposição em excesso ao ruído pode acarretar outros problemas de saúde como zumbido no ouvido, enxaqueca, tonturas, nervosismos, stress, perturbação do sono, impede a concentração e aprendizagem, aumentam a pressão sanguínea, oritmo cardíaco e as contrações musculares.
Felizmente existem meios de proteção contra perda auditiva, nas áreas do local de trabalho onde o ruído médio de exposição é maior que 85 Decibéis (dB) ao longo de uma jornada de trabalho, a empresa precisa estabelecer um programa de conservação auditiva, além de monitorar os níveis de ruídos e submeter os funcionários a audiometria anuías, a empresaainda precisa oferecer protetores auriculares sempre que o trabalho for em lugares ruidosos, deve-se selecionar o protetor auditivo mais adequado ao local e tipo de trabalho seja tipo plugue ou concha, certificando-se que a escolha ofereça boa vedação e proporcione boa atenuação e conforto. No entanto não basta apenas fornecer o EPI auricular é preciso treinamento e orientações para os trabalhadoresquanto ao uso correto.
Pois o que se observa em grande parte das indústrias que adotam os protetores auditivos é a dificuldade na avaliação de sua correta utilização pelos trabalhadores. Essa dificuldade acontece pela variedade de tipos de protetores auriculares e pela dificuldade de manuseio dos mesmos sem um treinamento adequado. (CEFAC-2009)
A colocação inadequada de protetores auricularesfaz com que o ruído consiga atingir a orelha em níveis superiores aos estabelecidos com o uso do protetor auricular. (CEFAC-2009)
Diante disso estabelece as seguintes hipóteses: A existência de treinamentos e orientações aos trabalhadores quanto ao uso correto, estado de higiene e conservação do protetor auricular resultaria em menos danos à saúde do trabalhador? As ações de afastamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • protetor auricular
  • Protetor Auricular
  • Protetores Auriculares
  • Protetor auricular
  • Protetor auriculaR
  • Protetores Auriculares
  • uso do protetor auricular
  • DSS PROTETOR AURICULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!