DSS PROTETOR AURICULAR

285 palavras 2 páginas
Na luta contra o ruído e seus efeitos sobre o organismo, diversas medidas de proteção podem ser adotadas.
Entre eles estão os protetores auriculares

DEFINIÇÃO DO PROTETOR AURICULAR

Assim como existem luvas para proteção das mãos, óculos de proteção contra vários tipos de lesões a que esses órgãos estão sujeitos; existem também os protetores auriculares para prevenir danos aos “órgãos auditivos”.

Portanto, os protetores auriculares são verdadeiras barreiras que impedem a entrada de ruído excessivo, no interior do ouvido.

ORIENTAÇÃO:

Quando se trata de manter o ruído ao mínimo, a maneira correta de colocar um protetor auricular é quase tão importante quanto utilizá-lo. Outro fator importante é o da higiene. Para introdução no canal auditivo, o protetor deve estar limpo, assim como as mãos, na hora de manuseá-los.

INSTRUÇÃO PARA COLOCAÇÃO DE PROTETORES:

Lave bem as mãos. Role a ponta do plug firmemente entre os dedos, em círculo puxe a orelha para cima e para o lado e introduza a ponta enrolada do plug dentro do ouvido.

Para evitarmos distúrbios comportamentais, estresse ou mesmo uma doença profissional irreversível chamada de surdez profissional;

Para evitar níveis de qualidade indesejáveis no canteiro;

Para evitar Interferências nas comunicações levando a codificações/interpretações erradas de certos serviços;

Para atender a lei.

No Brasil (Portaria MTB 3.2141/78, NR-15, Anexo 1) está estipulado que o limite de tolerância para ruído contínuo ou intermitente é de 85 dB para 8 horas de trabalho.

Isto significa que um trabalhador que esteja submetido a 85 dB não terá danos auditivos, e, portanto não estará obrigado ao uso do protetor, durante uma jornada normal de trabalho.

Acima de 8 horas de trabalho em 85 dB o uso do protetor será obrigatório.

Relacionados