protetor auricular

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013

Unidade Montes Claros Rua Dom João Pimenta Centro





Jhonathan Pereira Xavier






Protetores auriculares do tipo concha e plug






Montes Claros
2013

Jhonathan Pereira Xavier
Turma 11, Segurança do Trabalho Noturno






Protetores auriculares do tipo concha e plug ou inserção.
Trabalho descritivo dos tipos de protetores auriculares
responsáveis porabafar ruídos que poção causar efeitos psicológicos e, posteriormente, fisiológicos.
Prof. Ramon Ribas










Montes Claros
2013
Sumario
















Introdução
1. Protetor auricular
O ruído e um elemento que atua cumulativamente, produzindo efeitos psicológicos e, posteriormente, fisiológicos. É, na maioria das vezes, irreversível e por isso, quando aintensidade do mesmo for prejudicial, deve-se fazer o possível para elimina-lo ou reduzi-lo por meio de um controle preciso da fonte ou de um meio.
Quando todos os métodos de controle falharem, o único dos recursos é adotar a proteção auricular . Existem no mercado dois tipos de protetores, sendo eles: os de inserção e de concha.
Os canais auditivos diferem largamente na tamanho, de individuo paraindividuo, e ate entre orelhas de uma mesma pessoa. Portanto, os protetores de inserção devem ser escolhidos de forma a se adaptarem a uma larga variedade de configurações de canais da orelha.
A maioria dos canais da orelha tem formato elíptico, mas alguns são redondos e muitos apresentam somente uma fenda estreita. Alguns canais da orelha são em linha reta, direcionados para o centro da cabeça,mais a maioria apresenta curvas diversas e é direcionada para a face. Em muitos casos, existe somente um pequeno espaço para acomodação de um protetor de inserção, mas quase todas as entradas dos canais das orelhas podem ser abertas e colocadas em linha reta pela ação de puxar a orelha externa para cima, permitindo um seguro posicionamento do protetor. Para maior conforto e retenção do protetor deinserção ,os canais devem retornar o mais próximo possível de suas configurações normais após a colocação do quepamento.



2. Protetor de inserção ou plug

2.2 Descrições:
forma definitiva, sendo macio e flexível, permitindo melhor ajuste ao ouvido. Apresenta-se em tamanhos caracterizados, geralmente, por três abas a serem ajustadas de acordo com o tamanho do canal auditivo, o queproporciona grande eficácia na atuação do ruído. Após o uso ele deve ser higienizado e guardado em uma caixa adequada que o mantenha limpo.
2.3 Higienizações:
Para limpeza do protetor auricular, utilize água e sabão, não utilize produtos químicos como álcool, solvente, etc.
Deve ser feita diariamente.
Recomenda-se a utilização do protetor auricular com o cordão para não cair em máquinas,equipamentos ou até mesmo perdê-lo.
2.4 Durabilidades:
Não existe um parâmetro ou método específico para se determinar o tempo de vida do protetor. Cada profissão e ambiente de trabalho proporciona condições diversas relativas à temperaturas, uso de produtos químicos, graxas e outros. Devendo o próprio trabalhador ou setor específico de saúde profissional, exigir a troca do equipamento quando notadamodificação de suas propriedades (nível de atenuação ou enrijecimento do plástico do qual é constituído).
2.5 Colocação:
Evite manusear o protetor com as mãos sujas. Pressione a parte posterior da orelha para trás para facilitar a colocação.
Introduza o pluge no canal auditivo exercendo uma leve pressão até perceber a redução do ruído.
Repita a operação no outro ouvido.
Ao remover puxe oprotetor pela extensão do plugue, evite puxar pela cordoalha. Os protetores auriculares tipo “plugue” devem ser lavados periodicamente com sabão neutro e mantidos em sua embalagem


3. Protetor de concha ou curcum-auricular

3.1 Descrições:
com duas conchas de forma elíptica ou ligeiramente triangular, presa por uma haste. As conchas devem ter diâmetro pequeno de modo que a vedação acústica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • protetor auricular
  • Protetor Auricular
  • Protetores Auriculares
  • Protetor auricular
  • Protetor auriculaR
  • Protetores Auriculares
  • uso do protetor auricular
  • DSS PROTETOR AURICULAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!