uso do protetor auricular

Páginas: 7 (1651 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014
COMO CONVENCER UM FUNCIONÁRIO A USAR PROTETOR AURICULAR?



A dificuldade em fazer determinadas pessoas a utilizar os EPI’s necessários à seu trabalho é uma situação corriqueira nas empresas mas é possível resolvermos ou pelo menos melhorarmos esta questão.
Atualmente o técnico de segurança do trabalho autoritário está em baixa pois se percebeu que não é o autoritarismo que engaja ofuncionário mas sim fazê-lo se sentir uma parte do todo, procurando estar sempre aberto a conversas, a treiná-los sempre que necessário e ouvi-los de forma natural. Como se diz:“ um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder.”
É importante nosso comportamento perante o funcionário, é preciso que nos aceite como líder e não como “chefe” ou superior. Uma breve tecer sobre a diferença dechefe e líder. “Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar umtrabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.O líder conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têmtendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Eleouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.Algumas pessoas já são líderesnatos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente.”

Bem, como um bom líder, na hora da integração, quando do treinamento da utilização dos EPI’s, abordar o tema referente à legislação específica sobre os EPI’s, demonstrá-las e comentá-las. Na hora do protetor auricular conversarsobre a perda de audição, como funciona, os sintomas, as conseqüências, os vários tipos de perda de audição, a vida de uma pessoa com surdez ou com perda de audição. Alertar sobre como a doença é silenciosa e que só se darão conta do prejuízo quando o quadro for irreversível.
Passar vídeo sobre o assunto demonstrando fisicamente como acontece a diminuição da audição.


CLT – Consolidação dasLeis de Trabalho

Art. 157 - Cabe às empresas: (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
        I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
        II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; (Incluídopela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
        III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente; (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
        IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente. (Incluído pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
        Art. 158 - Cabe aos empregados: (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977)
        I -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROTETOR AURICULAR
  • protetor auricular
  • protetor auricular
  • Protetor Auricular
  • Protetores Auriculares
  • Protetor auricular
  • Protetor auriculaR
  • Protetores Auriculares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!