proteínas

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


Definição de proteína
Proteínas são biomoléculas de grande dimensão, ou macromoléculas, constituídas por uma ou mais cadeias de resíduos de aminoácidos. As proteínas desempenham um vastoconjunto de funções no organismo, entre as quais a catálise de reações metabólicas, a replicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas de um local para outro. As proteínas diferementre si fundamentalmente na sua sequência de aminoácidos, a qual é determinada pela sua seqüência genética, e que geralmente provoca o enovelamento da proteína numa estrutura tridimensional específicaque determina a sua atividade.

Tipos e Função das proteínas
Proteínas transportadoras
 
São aquelas que atuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteínas damembrana plasmática.
 
A hemoglobina, por exemplo, é uma proteína transportadora. Presente nas hemácias transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.
 
Proteínas reguladoras
 
Existemalguns tipos de hormônios que são proteínas e possuem a função de regular atividade metabólica no organismo.
 
Podemos citar como exemplo de proteína reguladora a insulina. Sintetizada no pâncreas,ela atua no metabolismo de lipídeos e proteínas, além de ser responsável pela entrada da glicose nas células.
 
Proteínas de defesa (anticorpos)
 
Atuam no sistema imunológico do nosso organismo,ou seja, possuem a função de protegê-lo de organismos estranhos (vírus, bactérias e etc.) que penetram em nosso organismo.
 
A trombina e o fibrinogênio também são proteínas de defesa, pois atuam nacoagulação do sangue em caso de ferimentos e cortes, evitando a perda sanguínea.
 
Proteínas catalisadoras
 
Estas proteínas possuem a função de acelerar e facilitar reações químicas que ocorremno interior das células. As enzimas, por exemplo, são proteínas catalisadoras.
 
Proteínas estruturais
 
São aquelas que possuem a função de promover a sustentação estrutural aos tecidos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteinas
  • proteina
  • Proteinas
  • Proteinas
  • proteinas
  • Proteinas
  • proteínas
  • proteinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!