Teoria do Auto Cuidado

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Teoria do AutoCuidado
Dorotéia Orem – 1971

Dorotéia Orem nasceu em Baltimore, Maryland-EUA em 1914. Iniciou seus estudos de Enfermagem no Providence Hospital School Nursing, em Washington, e concluiu nos anos de 1930. Em 1939, obteve o grau de Bacharel em Ciências em Educação de Enfermagem e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 Pela Catolic University of America. Entre ostítulos recebidos incluem o de Doutora em Ciências Georgetown Unversity em 1976, Doutora em Ciências da Incamat Word College em 1980 e Doutora em Humane Letters Llinois Westem University em 1988. Orem faleceu em 22 de junho de 2007, pouco antes de completar 93 anos, na cidade de Savannah, GA, Estados Unidos, em sua residência.
Desenvolveu sua teoria do autocuidado entre 1959 a 1985, que consistena ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos. É formada por três constructos teóricos que são relacionados entre si: Teoria do Autocuidado, a Teoria do Déficit do Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem. Quando existe a incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo de cuidar. Para as crianças, esses cuidados são necessários mediante incapacidadedos pais e/ou responsáveis interferirem neste processo.
A primeira publicação deste conceito deu-se em 1959. Em 1971, publicou Nursing: Concepts of practice, com repetidas edições em 1980, 1985 e 1991.
Cada uma dessas edições trouxe aprimoramento e ampliação dos conceitos, com desfecho em 1991 na publicação de sua teoria geral, que define a intervenção da enfermagem na ausência da capacidadede manter a quantidade e qualidade do autocuidado, como terapêuticas na sustentação da vida e da saúde, na recuperação da doença ou da lesão ou no enfrentamento de seus efeitos.


Teoria do Auto Cuidado

Os seres humanos se diferem dos outros seres vivos, pois tem a capacidade de refletir sobre si mesmo e seu ambiente, simbolizar o que vivenciam e utilizar criações simbólicas no pensamento,na comunicação para fazer as coisas que são benéficas para si e para os outros.
Orem define que autocuidado é o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar. Do ponto de vista do conceito, refere-se ao conhecimento, habilidade e experiência que as pessoas precisam obter para a realização do autocuidado. A estruturadesse conceito está formada por três elementos básicos:

1. Disposições e capacidades fundamentais:
2. Componentes de poder:
3. Operações de autocuidado:


Esses elementos quando dispostos estruturalmente e se fosse possível ordená-los quanto a sua formação e desenvolvimento em um triângulo, poderia ser dito que as disposições das capacidades fundamentais consistem nas necessidadesbásicas e fundamentais para aprendizagem e realização de alguma atividade na vida. A acuidade visual e auditiva adequadas são alguns exemplos desse elemento. Os componentes do poder se referem ao aprendizado específico ou próprio para a realização do autocuidado, como por exemplo, a aprendizagem da importância da alimentação e ingestão hídrica para a manutenção da vida, saúde e bem-estar.Finalmente, as operações de autocuidado constituem o limite entre as capacidades e as ações de autocuidado. Esse elemento significa que a pessoa já se encontra preparada para a prática do autocuidado.

Na figura abaixo, representa-se graficamente a estrutura do conceito de capacidades de autocuidado.

Figura 2 - Elementos estruturais do conceito de capacidades de autocuidado / Fonte: Orem (2006)Quando o autocuidado é efetivamente realizado, ajuda a manter a integridade estrutural e o funcionamento humano, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Uma pessoa com o potencial de satisfazer as suas necessidades de saúde, é conhecida como agente de autocuidado. Cada agente de autocuidado tem requerimentos para satisfazer as necessidades de saúde de natureza universal, etapa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias de Enfermagem: teoria do auto cuidado
  • Auto Cuidado
  • EDUCAÇÃO PARA O AUTO CUIDADO
  • a IMPORTANCIA DO AUTO CUIDADO
  • Banner Auto Cuidado
  • educação para auto cuidado
  • Trab De Auto Cuidado
  • Auto cuidado com a fistula arteriovenosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!