PROJETO DE PESQUISA SERVI O SOCIAL UNOPAR

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
































































1 APRESENTAÇÃO

O Projeto “Jovem, Arte e Cultura” a ser desenvolvido pela Política de Assistência Social no Município de Mantena - Minas Gerais se destina ao atendimento a crianças e adolescentes de sete a quatorze anos de idade e é parte integrante dos Programas de Proteção Básica.
Este Projeto se prepõe a cumprir os dispositivosde inserção social e cultural a partir de um desenvolvimento da forma sintetizada de alguns estilos de arte, como o desenho em grafite, a pintura ou demais artes em papel, relacionados ao Folclore Brasileiro e/ou Estórias Culturais.
O respectivo Projeto destina-se aos usuários do “Programa Semeando o Saber” do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS local, no qual atendem aos usuários nafaixa etária sugerida e que se encontram nos perfis de vulnerabilidade social possuindo riscos de rompimento dos vínculos familiares e/ou sociais.



2 JUSTIFICATIVA

A Política de Assistência Social tem como uma de suas principais atribuições à garantia do enriquecimento social, cultural e da emancipação dos usuários e, através da proposta de um universo de cores, da elaboração de obrasartísticas tais como desenhos, recortes e artesanato voltado ao Folclore Brasileiro, este enriquecimento buscará os seus valores perdidos ou fragilizados.
Segundo Mattos (2013) na medida em que os usuários utilizam diferentes maneiras para exprimir as refrações da questão social nas suas vidas, entre os quais as produções artísticas, eles caracterizam seus contextos e tempos históricos[...].
É sabido que o reconhecimento dado à capacidade de uma criança ou adolescente instiga-lhe a vontade por aprender e conhecer cumulativamente. A abordagem histórico-cultural de Vygotsky (2003a) defende que as experiências geradas em um ambiente coletivo podem criar condições (desejáveis ou limitantes) para a formação de uma criança como pessoa e aprendiz. Tal abordagem entende odesenvolvimento humano como processo que transcorre nas condições concretas de vida na cultura, atribuindo às práticas sociais e às instâncias institucionais um papel formativo do sujeito.





3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL:
Proporcionar ao grupo de crianças e adolescentes do Programa Semeando o Saber do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS local, a oportunidade de experimentar econhecer os métodos de pintura, desenho e associados, usando como base o Folclore Brasileiro e/ou as Estórias Culturais (contextualizações históricas).


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar as famílias que possuem crianças e/ou adolescentes de sete a quatorze anos de idade e que apresentem situação de risco familiar e/ou social;
Socializar informações, através de conhecimentos na área artística ecultural, desenvolvendo o intelecto e o afetivo dos usuários inseridos no projeto;
Oferecer condições que garanta o desenvolvimento motor e socialização (uma vez que os mesmos criem vínculos uns com os outros no desenvolver do projeto);
Desenvolver atividades diversificadas nas áreas que englobam a arte e a cultura.









4 PÚBLICO ALVO


Crianças e adolescentes dos bairros referenciados peloCentro de Referência de Assistência Social – CRAS local, que apresentem situações de risco como:
Vínculos familiares fragilizados;
Negligência;
Situação de isolamento;
Situação de rua e/ou trabalho infantil;
Dificuldades na comunicação social.

Ressaltando que ambas as situações já se encontram em evidência no Programa Semeando o Saber.



















5 METAS A ATINGIR

Garantir queos usuários do Projeto se comprometam (através da prática da arte e da cultura) com a comunidade no que diz respeito ao entrosamento social e solidariedade, usando as várias “linguagens” voltadas a inserção social no ato das atividades estabelecidas, possibilitando o acesso para o surgimento de uma boa conduta na sociedade e assim destruindo as barreiras/divisões sociais, lutando contra a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETOS DE PESQUISA EM SERVI O SOCIAL
  • Projeto De Pesquisa Em Servi O Social
  • projeto de pesquisa em servi o social
  • Projetos De Pesquisa Em Servi O Social
  • ATPS PROJETOS DE PESQUISA EM SERVI O SOCIAL
  • ATPS PROJETOS DE PESQUISA EM SERVI O SOCIAL
  • ATPS PROJETO DE PESQUISA SERVI O SOCIAL
  • ATPS Projeto De Pesquisa Em Servi O Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!