FINAL trabalho TCC 2014 2

Páginas: 25 (6027 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA – FUNESO
UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO – UNESF
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA






SILVIO DAMASCENO DA SILVA
SILVIO PEDRO DA SILVA








A FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRENAMBUCO PARA O INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES







OLINDA
2014
SILVIO DAMASCENO DASILVA
SILVIO PEDRO DA SILVA







A FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRENAMBUCO PARA O INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES








Monografia apresentada à Banca Examinadora do curso de Matemática como requisito para a aquisição do Titulo do Curso de Licenciatura em Matemática da Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO








OLINDA
2014.2
INTRODUÇÃOO desenvolvimento de uma cidade, estado ou país se dá não somente com o surgimento de indústrias, praças, prédios, escolas, mas principalmente com a qualificação da pessoa humana.
A Constituição Federal-CF-1988, Titulo VIII Da Ordem Social, Capitulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação Art. 205, garante isto, quando diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado eda família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, e seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O referido projeto tem como finalidade analisar a proposta curricular do ensino de matemática das escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, na formação dos alunos do 6º ao 9º ano, quanto aopreparo do individuo para exercer sua cidadania e a qualificação profissional. Será que as escolas públicas de Pernambuco têm desempenhado o seu papel quanto à formação do cidadão no que diz respeito a sua educação profissional com eficácia, para os educando do 6º ao 9º ano ingressem nos cursos técnicos profissionalizantes?
As relações entre desenvolvimento socioeconômico e cultural e a melhoria daEducação Básica são cada vez mais evidentes. A escola, em todos os níveis, não pode concentrar-se apenas em transmitir fatos ou informações.
Ela precisa ir além e ensinar a pensar, raciocinar, criticar, decidir e inovar. Educar significa, também, elevar a consciência do estudante sobre sua situação pessoal, cultural e social. Significa ainda construir, com os alunos, competências básicas, o querequer uma reflexão pormenorizada sobre os conhecimentos envolvidos nessa construção.
No caso específico do ensino da Matemática, é fundamental que se reflita não apenas sobre os conteúdos a serem ensinados, mas também sobre as expectativas de aprendizagem, ou seja, o que se espera que o estudante aprenda. Isso é necessário para o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem e a garantia doseu sucesso.
Sendo assim, verificaremos se no conteúdo programático de Matemática exigido ao candidato as escolas de formação profissional são compatíveis com os Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental oferecido na rede pública do 6º ao 9º ano com o preparo necessário e satisfatório ao ingresso destes jovens.


Justificativa
No momento, Pernambuco é visto com uma faseimportantíssima de desenvolvimento, o estado recebe novas empresas trazidas pela vontade de prosperar em uma terra dita antes como incerta, a Refinaria Abreu e Lima é uma dessas novas grandes conquistas.
Dessa forma, o estado encontra-se em crescimento a médio e curto prazo, havendo uma necessidade enorme de mão de obra qualificada. Jornal do Comercio, publicou no dia 24/03/2012 ás 10h06 em suaversão online:
Refinaria contratará mais de 3 mil funcionários - Adriana Guarda – “Hoje, 60% dos operários são pernambucanos, mas a proporção deverá se inverter, com um aumento de migração principalmente da Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Senai oferecem cursos técnicos nas áreas que serão demandadas pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO APS 2 ADM 2014 FINAL
  • TCC 2014 2 V27
  • Discuss o tcc final 2
  • TCC Fernandinho Final 2
  • TCC Final 2
  • TCC 2014 Inspe ao Visual Final
  • Trabalho Final APR 2014
  • Trabalho Final ECODESIGN 2014

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!