Projeto "Aspectos Emocionais da Gravidez na Adolescência"

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 20 de abril de 2015
Projeto de Intervenção em Estágio Supervisionado – Ênfase a Saúde
Aspectos Emocionais da Gravidez na Adolescência


Vanesca Nunes De Almeida

Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas – FIESC
União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo – UNIESP




Colinas, 2014
Projeto de Intervenção em Estágio Supervisionado – Ênfase em Saúde
Aspectos Emocionais da Gravidez naAdolescência




Disciplina: Estágio Observacional em Promoção à Saúde
Professor: Edilson Barros de Macedo

o presente relatório será apresentado como requisito final da primeira etapa do estágio supervisionado do 8ºP de Psicologia, sob orientação da professor Edilson Barros de Macedo

Colinas, 2014
Sumário

Introdução 4
Revisão Bibliográfica 6
Analise 9
Proposta de Intervenção 12
Cronograma 14Considerações Finais 15
Referencias Bibliográficas 16



Introdução

A adolescência é definida pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como a etapa que vai dos dez aos dezenove anos de idade, essa fase da vida do adolescente é marcada por grandes mudanças não só anatômicas e fisiologias, mas também por mudanças cognitivas, e sociais, essa transição causa certo desconforto e costuma deixar o adolescentedesnorteado por não saber se ainda é criança ou já é adulto.
Com o acontecimento da gravidez nessa fase da vida implica grandes modificações tanto no corpo da primigesta, como emocionalmente e socialmente. Pois como o corpo ainda está em mudanças, tem que se “reconfigurar” para acolher o embrião, implicando em alguns riscos obstétricos. Emocionalmente pois na maioria dos casos a gravidez não éplanejada e acaba sendo não só um susto para a adolescente como para a família, gerando discursões e até ameaças, sem esquecer de citar que as vezes essa adolescente acaba sendo desprezada da família ou influenciadas a abortar, isso quando essa não decide tomar essa decisão sozinha por medo da reação da família. Socialmente porque por mais que hoje em dia esse assunto tenha se tornado comum, asociedade continua descriminando aquelas que se arriscam na maternidade tão cedo, e para a adolescente a forma que a sociedade as veem, chega como forma de criticas a si mesma , levando ao martírio e a vergonha da barriga, acarretando assim o abandona da vida social e na maioria das vezes o abandono dos estudos.
No segundo semestre do ano de 2014, foi feita uma observação de campo no Centro deReferencia da Assistência Social – CRAS, em Arapoema-TO, tendo como supervisor de estagio e campo o Professor e Psicólogo do CRAS Edilson Barros de Macedo, onde além de observado a interação das secretarias da cidade com o CRAS, foi observadas as demandas da cidades que chegavam a eles por meio do Conselho Tutelar, sendo que as que mais destacavam era a de adolescentes gravidas ou que abandonaram aescola, tendo em vista essa demanda algumas duvidas surgiram; “Como essas adolescentes se sentem? Como elas se veem? Como elas acham que a sociedade as veem? Quais suas perspectivas futuras? “ entre outras. Com isso surgiu a ideia de fazer-se um projeto voltado a essa demanda não só com o intuito de suprir a necessidade da informação para futuras pesquisas, mas com o desejo de criar um projeto quevenha ajudar essas a lidar com tal situação, juntamente com a família.
Tendo como justificativa para esse projeto a saúde, cujo foco central será gravidez na adolescência; trazendo a margem o preconceito da sociedade e o preconceito da própria adolescente. E os fatores que puderam ter contribuintes ou a falta deles para a gravidez. Ressaltando principalmente os sentimentos dessa adolescente emrelação a essa nova etapa da vida.
Um dos objetivos desse projeto é a pesquisa sobre como a adolescente se sente na gravidez, trazendo juntamente formas de agir com elas e ajudar a lidarem com a situação com toda sua família e o pai da criança, onde o fortalecimento de vínculos será regra para que essa futura mãe, seja uma mãe equilibrada para criar com responsabilidade seu filho buscando trazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adolescência
  • Projeto sobre gravidez na adolescencia
  • Projeto de Pesquisa Gravidez na Adolescencia
  • Projeto de intervenção gravidez na adolescencia
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO- GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Projeto gravidez na adolescência
  • Projeto de intervenção gravidez na adolescencia
  • Projeto gravidez na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!