PROBLEMA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Páginas: 33 (8219 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2013
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Gravidez na Adolescência
Tem sido tarefa difícil explicar a causa de existir tantas adolescentes grávidas, e seu crescente número a cada ano. De um lado, alguns profissionais apontam para a falta de informação, de outro, a questão centra-se numa busca pela identidade por parte dos adolescentes. Cabe o estudo e a reflexão acerca das várias possibilidades que levam àgravidez na adolescência.
Kalina (1999) define que na adolescência, ocorre uma profunda estruturação da personalidade e que com o passar dos anos vai acontecendo um processo de reestruturação. Baseado nos antecedentes histórico-genéticos e do convívio familiar e social, e também pela progressiva aquisição da personalidade do adolescente, é possível entender que esta reestruturação tem em seueixo o processo de elaboração dos lutos, a cada etapa deixada sucessivamente. A questão familiar e social funciona como co-determinante no que resulta enquanto crise, especialmente, à conquista de uma nova identidade.
O amadurecimento sexual do adolescente, de acordo com Tiba (1996), acontece de forma rápida, simultaneamente ao amadurecimento emocional e intelectivo, iniciando então, o processar naformação dos valores de independência, que acaba por gerar pensamentos e atitudes contraditórios, especialmente quanto a parceiros e profissões.
Aberastury (1983) diz se tratar de uma luta difícil para o adolescente encontrar uma identidade, que ocorre num processo de longa duração, além de lento, neste período, em que os jovens vão construindo a base final da personalidade, de seu perfiladulto. Este processo acontece por meio de tentativa e erro, em sua maior parte, buscando o verdadeiro eu, e acaba por sofrer agonias e dúvidas, querendo ser diferente do que fora em sua infância, num buscar uma identificação própria e diferente.
Podemos encontrar em Osborne (1975) aspectos importantes sobre pais que valorizam a autonomia e a disciplina no comportamento, estimulam mais odesenvolvimento da confiança, da responsabilidade e da independência. Pais que são autoritários, os quais tendem à repressão dos desacordos, porém não podem exterminá-los, e os filhos adolescentes provavelmente acabam sendo menos seguros, pensando e agindo pouco por si próprios. Pais negligentes ou permissivos que não oferecem o tipo de ajuda que a adolescente precisa; permitem que seus filhos percam o rumo,não oferecendo a eles modelos de um comportamento adulto responsável.
Vemos então, a enorme responsabilidade educacional durante o processo de adolescência, e Sayão (1995) confirma tal postura com relação aos filhos, que crescem e aos pais cabe a preparação sobre as mudanças no corpo e o aprendizado de como lidar com a questão sexual, usando de honestidade e se preocupando em transmitir valores,além das regras.
A adolescência é caracterizada por um período de intensas mudanças físicas, sexuais, psicológicas e sociais. É um momento em que a jovem busca formar a sua própria identidade, testando os valores e os costumes aprendidos. Em geral, a crise de identidade se instaura no adolescente no momento em que ele busca encontrar suas próprias respostas e motivações para a vida, procurandocompreender quem é e o que fazer.
A gravidez na adolescência envolve muito mais que problemas físicos, existem também problemas emocionais, sociais, entre outros. Com isso, abre-se a problemática da maternidade monoparental que apresenta particular incidência na gravidez da adolescência. Constroe-se um perfil da jovem que engravida, baixo auto-estima, escolaridade precária, instabilidadefamiliar, dificuldade de inserção familiar ou social.
Ao tratarmos sobre prevenção da gravidez, podemos encontrar pesquisas realizadas através do ministério da saúde, onde revelam constantemente que grande parte da população tem tido a informação básica necessária sobre o uso de anticoncepcionais, e que apesar dos adolescentes possuírem este conhecimento, acabam mantendo um relacionamento sexual sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnostico social gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia: uma questao social
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UM PROBLEMA A SER ENFRENTADO
  • Gravidez na adolescencia um desafio social ( far )
  • Gravidez na adolescência: uma análise dos aspectos sociais
  • Gravidez na adolescência: SERVIÇO SOCIAL COMO IMPACTO NAS CAUSAS PREVENTIVAS
  • Projeto de pesquisa em serviço social tema gravidez na adolescência
  • UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!