Politicas de dividendos

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014











































































Politica de dividendo
Dividendo
Dividendo são uma parcela do lucro apurado por uma sociedade anónima, distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social.
Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral,semestral, anual, etc, desde que conste no estatuto da empresa o período determinado. A assembleia Geral Ordinaria ( AGO) é quem determina a parcela a ser distribuída como dividendo, de acordo com os interesses da empresa, através da manifestacao de seus ocasionistas. O montante a ser distribuído devera ser dividido pelo numereo de accoes emitidas pela empresa, de modo que accoes de mesma naturezatenha a mesma remuneracao.
A politica de dividendos trata se de uma decisão sobre a porpocao dos resultados líquidos apurados num determinado período a ser distribuída aos acionistas ou a ser reenvestidas nas actividades da empresa. Todos os accionistas tem o direito a receber dividendos na mesma proporcao ou quanttia em que partcipam no capital, salvo algumas excecoes, como por exemplo: umapessoa que tenha accoes representativas de 10% do capital social, recebera 10% dos lucros totais da empresa. A mesma sociedade pode pertencer a categrias diferentes e conferir direitos diversos quanto aos dividendos.
As accoes preferenciais sem voto conferem direito a dividendo prioritário, cujo o valor não pode ser inferior a 5% do respectivo valor nominal. No caso do dividendo prioritário não serintegralmente pago durante dois exercício, as accoes preferenciais passam a conferir o direito de voto e só o perde no exercício seguinte aquele em que tiverem sido pago os dividendos prioritário em atraso. As sociedades cujas accoes estão adimitidas á negociacao devem informar o publico a distribuicao de dividendos referentes a accoes admitidas a negociacao, o que deve ser feito mediante apublicacao, com 15 dias de antecedência, indicando o prazo para o exercício do direito aos dividendos.
O principal indicador para o investidor que queira apostar nessa categoria de renda variável é o chamado divindend yield, que mostra o retorno em dividendos frente ao preço da accao. Quanto mais alto esse índice, maior o valor do dividendo pago. Segundo o professor Ari Ferreira De Abreu, daFaculdade de Economia Administracao e Contabilidade (Brazil) da USP Diz que: “ o investimento em dividendo pode ser boa opccao para quem quer diversificar o portifolio com papeis de menor volatilidade e que funcione como uma poupança”.
A vantagem de investir em papeis de empresas com o fito de obter bons dividendos é que alem desses proventos, os papeis tendem a se valorizar ao longo dos anos , como umefeito normal do sector produtivo.
Mesmo no caso de haver uma iminente queda nas bolsas, a rentabilidade destas aplicações não tende a ser muito penalizada, apesar de ocorrer uma possível desvalorização nos processo das acções neste coso o dividend yield aumenta, m as por conta da queda do preço da accao e não por aumento da distribuicao dos lucro. Alem disso, para o envestidor a diferençabásica ao receber o dividendo ele não e tributado, pos a enpresa já o foi quando da apuracao do seu lucro liquido.autra forma de destribuir o lucro entre os acionista e através de juros sobre capital próprio.esse pagamento e tratado com dispesa no resultado da empresa. Enquanto o dividendo não.nsete caos, o investidor terá que pagar o inposto de renda sobre o capityal recebido.e essse questão fiscale justamente obenificio da acompanhai como esse pagamento e contabilizado com despesa da empresa antes do lucro, ela não arca com os tributos repassando este bonos au investidor . A opção entre dividendo e juros sobre capital Proprio copente A assembleia geral ao conselho nde administracao ao a directoria da empresa.
Alguns sectores bastantes atrativo para este tipo de envestimento são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica de dividendos
  • politica de dividendos
  • politicas de dividendos
  • Política de dividendos
  • Politica de dividendos
  • Política de Dividendos
  • política de dividendos
  • Politica de Dividendos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!