Pesquisas de Futsal

Páginas: 21 (5212 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
5 pesquisas sobre o Futsal (resumo)

1- A História do Futsal.
2- Principais Regras do Futsal.
3- O Futsal como contribuinte na formação de craques consagrados.
4- Mulheres que jogam Futsal.
5- Artigo Científico: Fundamentos Esportivos de Futsal: O Lúdico no Processo Ensino e Aprendizagem.

4. Texto:

1- A História do Futsal

O futebol de salão teria sido iniciado em 1934 emMontevidéu - Uruguai, pelo Professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM (Associação Cristã de Moços) de Montevidéu, com o nome de Indoor Football, nos anos 30. O Uruguai era grande referência sendo bi-campeão olímpico e sede da 1° Copa do Mundo de Futebol promovida pela FIFA. Aproveitaram o intercâmbio entre os dois países que era constante em 1935. Os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, recémgraduados no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM, introduziram no Brasil o Indoor Football que passou a ser chamado Futebol de Salão.
O futebol de salão também conhecido como Futsal é um jogo adaptado para jogar em uma quadra esportiva oficial é um retângulo, tendo um comprimento mínimo 25 metros e no máximo de 42 metros e a largura mínima de 16 metros e máxima de 25 metros, a maiscomum mede (40m x 20m). São formados times com 5 jogadores que distribuem em quatro posições principais e um goleiro:

Um goleiro/guarda redes - defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar;
Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro;
Ala (esquerdo/direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra;
Pivô - atacante, o que fica mais próximo do gol adversário.
Quanto ao seusurgimento do Futsal há controvérsias, mas o surgimento da modalidade no Brasil ocorreu por volta de 1940, por frequentadores da ACM (Associação Cristã de Moços) em São Paulo, pois havia um déficit de encontrar campos de futebol livres e assim começaram ocupar as quadras de basquete e hóquei.
No início, jogava-se com cinco, seis ou sete mas logo definiram para cinco jogadores em cada equipe. Abola era com serragem, crina vegetal ou cortiça granulada, material que deixava a bola muito leve e que frequentemente saía da quadra, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado e por este fato o futebol de salão fico conhecido como “Esporte da bola pesada”.
Um dos nomes que mais se destaca nos anos 50 é o de Habib Maphuz que era professor da ACM de São Paulo e participou daelaboração das normas para a prática de várias modalidades, sendo uma delas o do futebol jogado em quadras. Foi fundada a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e depois a Federação Paulista de Futebol de Salão. Em 1956 as primeiras regras publicadas, as normas feitas por Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, em São Paulo. Em 1957, em Minas Gerais, houve uma tentativa de fundar a ConfederaçãoBrasileira de Futebol de Salão, mas o Conselho Nacional de Desportos não acatou e está situação durou até 1979, ano que foi realizada a Assembléia Geral que fundou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Em 1969, em Assunção no Paraguai, foi fundada a Confederação Sulamericana de Futebol de Salão, com a presença de João Havelange presidente da Confederação Brasileira de Desportos.
Em1971-SP, foi fundada a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) com representantes da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Em 1975, Waldir Nogueira Cardoso assumiu a presidência da FIFUSA. Em 1980, foi realizado o 1° Pan Americano de Futebol de Salão no México, o qual o Brasil saiu vencedor. Em 1982, no Ginásio Ibirapuera-SP, a FIFUSA organizou o 1° Campeonato Mundial deFutebol de Salão, o Brasil venceu o Paraguai. Esse 1° Mundial foi muito importante pois começou despertar o interesse da FIFA, que começou criar muitas dificuldades para todas as competições patrocinadas pela FIFUSA que ameaçava redigir novas regras e noticiava que iria patrocinar um Mundial.
Em 1985, na Espanha, realizou-se o 2° Campeonato Mundial de Futebol de Salão organizado pela FIFUSA,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre Futsal
  • Futsal
  • futsal
  • Futsal
  • futsal
  • FUTSAL
  • Futsal
  • Futsal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!