SUS - Sistema Unico de Saude

Páginas: 17 (4191 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES
CURSO - FISIOTERAPIA / 4º Periodo
DISCIPLINA : SAÚDE COLETIVA / Professora: Tania

SEMINÁRIO: "SUS- SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE"
INTRODUÇÃO (SLIDE 1):
Está na Lei Nº 8.080 / 90- como "o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidaspelo Poder Público, incluídas as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde", garantida, também, a participação complementar da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde. Esse conjunto de ações e serviços públicos de saúde integram uma rederegionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I Descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II Atendimento integral III Participação da Comunidade.

SISTEMA ÚNICO PARA A SAUDE (SLIDE 2):
O SISTEMA ÚNICO - segue a mesma doutrina e os mesmos princípiosorganizativos em todo o território nacional, sob aresponsabilidade das três esferas autônomas de governo: federal, estadual e municipal. Assim o SUS não é um serviço ou uma instituição, mas um Sistema que significa um conjunto de unidades, de serviços e ações que interagem para um fim comum.

Breve História da Políticas de Saúde no Brasil (SLIDE 3-4-5-6-7-8-9-10)

Período Colonial/Imperial (1500 a 1889); A assistência à saúde no Brasil praticamenteinexistiu nos tempos de colônia. O modelo exploratório nem pensava nessas coisas. O pajé, com suas ervas e cantos, e os boticários, que viajavam pelo Brasil Colônia, eram as únicas formas de assistência à saúde. Para se ter uma idéia, em 1789, havia no Rio de Janeiro, apenas quatro médicos (INDRIUNAS, 2008). Nesse período também Atribuía-se as principais epidemias aos miasmas corrompidos, vindos do mar,que pairavam sobre as cidades ou seja, o quadro sanitário do Brasil colonial e imperial caracterizava-se pela existência de diversas doenças transmissíveis, trazidas inicialmente pelos colonos portugueses e posteriormente, pelos escravos africanos e diversos outros estrangeiros que aqui chegavam para fins de mercado ou imigração.Muitas dessas doenças se tornavam endêmicas e epidêmicas , eramfrequentes as doenças sexualmente transmissiveis, a lepra (hoje conhecida como hanseniase), a tuberculose, a febre amarela, a cólera, malária, a varíola, alem de doenças por desnutrição, acidentes por animais peçonhentos entre outros. A assistência médica limitava-se apenas as classes dominantes, constituidas principalmente pelos coronéis do café e era exercida pelos raros medicos que vinham da Europa(medicina liberal). Aos demais (indios, negros e brancos pobres), restavam apenas os recursos da medicina popular e as sangrias (extração de sangues) que eram praticadas para a cura de algumas doenças e surgem as primeiras casas de misericórdias com intuito de ajudar a todos aqueles necessitados, sem assistências e indigentes.




Período da Primeira República ou República Velha (1889 a1930); Após o término da monarquia, a sociedade brasileira inicia a organização de seu estado moderno, inicia-se a primeira republica, tambem chamada de republica velha, uma oposição ao período posterior governado pelo presidente Getulio Vargas. A situação de saúde da população apresentam o meso panorama do período anterior, com predomínio das doenças pestilências como cólera, febre amarela,malária,tuberculose, peste, varíola, gripe espanhola e outras. As condições de saneamento básico eram bastante precárias e várias epidemias matavam a população e dificultavam o recrutamento de trabalhadores da Europa. As ações e programas de saúde visavam ao controle das doenças epidêmicas, as ações de saneamento básico e infraestrutura eram realizadas, prioritariamente, nos espaços de circulação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema único de saúde (sus)
  • Sistema único de saúde (sus)
  • O Sistema Único de Saúde (SUS)
  • SUS Sistema único de saúde
  • SISTEMA UNICO DE SAUDE-SUS
  • sus (sistema único de saúde)
  • Sus sistema único de saúde
  • Sistema único de saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!