Pernambucanas

Páginas: 8 (1992 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final
Os clientes, quando querem comprar algo em uma loja, por exemplo, esperam encontrar o que procuram, o que seria muito difícil sem possuir o apoio da logística.

A distribuição de produtos é analisada sob diferenteperspectiva funcional pelos técnicos de Logística, de um lado, e pelo pessoal de marketing e de vendas, de outro.

Fundada em 1908, é atualmente uma das maiores redes varejistas do Brasil. Atua na comercialização de produtos diversificados como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, eletrodomésticos e informática. Possui mais de 270 filiais, dispersas em 7 estados brasileiros, nas regiõesSul, Sudeste e Centro-Oeste. Conta com mais de 150.000 funcionários.
Logística de Programação de Cargas e Entregas – Casas Pernambucanas

A UniSoma realizou estudos de avaliação dos procedimentos de roteamento e composição de cargas das Casas Pernambucanas. Para tanto, foi desenvolvida uma heurística baseada nos conceitos de iteração multi-agente e aprendizado evolutivo, permitindo a geração derotas dinâmicas, o dimensionamento de frota e a otimização da frequência de visita das lojas.

Descrição do Problema

As Casas Pernambucanas constituem uma rede de mais de 250 lojas abrangendo várias cidades brasileiras, basicamente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Seus mais de 5000 itens de venda correspondem a artigos de cama, mesa e vestuário, reabastecidos segundo políticas dereposição sensíveis à sazonalidade e às condições momentâneas de mercado; e de eletrodomésticos, atendidos sob demanda.

O atendimento é feito a partir de um único centro de distribuição, localizado em Barueri-SP, onde são realizadas atividades de separação e carregamento de mercadorias e de onde partem todos os veículos de entrega. O centro de distribuição opera com turnos de trabalho variáveis deforma que as capacidades de separação de materiais e carregamento de veículos variam diariamente e limitam as possibilidades de distribuição. A separação é realizada em diferentes setores do centro de distribuição (com diferentes produtividades) e em geral, é responsável pelos gargalos do processo.

São utilizadas rotas fixas de distribuição de mercadorias cobrindo cada cidade, com periodicidadepré-determinada para o fluxo de reabastecimento, sendo os pedidos adaptados a estas periodicidades, o que pode inibir vendas quando a próxima entrega não for iminente.

A programação de entrega consiste em escolher, entre as rotas previamente fixadas, o tipo de material e a quantidade de carregamento dos veículos, de maneira a manter o custo total de transporte sob condições aceitáveis,realizando as entregas dos produtos demandados em cada destino. Como a escolha dos produtos determina o tempo de descarga em cada loja, o decisor precisa garantir o atendimento de restrições de janelas de tempo, período no qual as mercadorias podem ser entregues, exercendo grande influência no sequenciamento das lojas em cada rota.

O transporte das mercadorias é realizado por transportadoras externas,que disponibilizam tipos diversos de caminhões, categorizados em classes diferentes. Para cada classe, admite-se uma capacidade média de carga e um custo negociado com a empresa em função da distância percorrida e da duração das viagens. A escolha da transportadora e a associação do melhor tipo de caminhão disponível são essenciais na montagem das rotas. O valor do seguro oferecido pelastransportadoras, a capacidade dos caminhões disponíveis, o acesso restrito aos pontos de entrega para determinadas classes de caminhões e a existência de transportadoras dedicadas ao atendimento de macro-regiões específicas limitam os volumes e influenciam nos tipos de produtos a serem transportados.

O Desafio

Apesar de manter pontos fixos de entrega, a adoção de rotas e frequências de visitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pernambucanas
  • Pernambucanas
  • pernambucanas
  • Pernambucanas
  • pernambucanas
  • Pernambucanas:
  • Pernambucanas
  • Sociedade pernambucana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!