Pedagogia

Páginas: 8 (1997 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

O uso de novas tecnologias na mediação escolar é cada vez mais um fator preponderante para que o processo de ensino e aprendizagem seja contextualizado e contemporâneo. O presente trabalho visa apresentar qual deve ser o papel do gestor educacional frente às novas tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes recursos sejam incorporados à prática pedagógica doprofessor.
A Educação em nosso País vive mais um momento de atualização, desta vez é o avanço da comunicação e a informação. Essa junção, educação e tecnologia, têm despertado muitos questionamentos, como por exemplo: Como o Gestor educacional e professores têm reagido frente às novas tecnologias na escola. A Psicopedagoga Vera barros de Oliveira, em seu artigo “ Visão Atual”, para a revista PSIQUÊCiência e Vida diz que: Quem aprende hoje em dia, o faz muitas vezes em um espaço virtual (como na Internet) e em um tempo ágil, o que exige uma grande flexibilidade, um saber “mergulhar nas águas” da simulação e uma capacidade muito grande de foco ao mesmo tempo”.
Considerando que o avanço da tecnologia, a qual tem por objetivo melhora e facilitar atividades antes lentas e que agora contribuem com aprecisão e rapidez em todos os setores sociais, a proposta de tecnologia de Informação e Comunicação na escola é um fator indispensável para o desenvolvimento do ensino.
As novas tecnologias implantadas na escola são para gerar o novo pedagogicamente importante, que não se pode realizar de outras maneiras, no entanto como se pode observar no texto proposto “O Gestor escolar e as novastecnologias”, que afirma que esse “novo” tem causado “Pânico” nos profissionais e também reforçando essa tese, as respostas ao questionário proposto mostra certo “analfabetismo” em relação aos conhecimentos básicos de informática. Os profissionais da educação se deixaram ficar obsoletos.
Mirivan Carneiro Rios afirma que muito tem que ser feito para qualificar o acesso e vencer a exclusão do sistema por isso éfundamental que professores e gestores sejam qualificados para desempenharem seus trabalhos junto a essas tecnologias.
Este trabalho tem como objetivo principal justiçar a importância da ligação GESTOR E TECNOLOGIA.




Quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente osrumos da educação. Mas, antes, é bom lembrar que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos em grupos, em salas, em outros espaços isso também é tecnologia.

Evidenciamos, neste século XXI, o apogeu das novas tecnologias da informação e da comunicação noâmbito da sociedade moderna, pois a convergência das inovações da informática, da comunicação e das telecomunicações está presente nos artefatos tecnológicos que variam desde o telefone celular ao computador, capazes de possibilitar aos usuários, o envio e recebimento de mensagens, ouvir a programação da rádio, assistirem vídeos, produzirem fotos e proporcionar ainda a comunicação audiovisual entresujeitos em diferentes partes do mundo.
No entanto, em relação aos nossos educadores, principalmente àqueles com ampla experiência docente, evidenciamos um verdadeiro "pânico" em desenvolverem atividades com o auxílio de tais artefatos tecnológicos. Segundo Pretto (1996):
[...] "não podemos pensar que a pura e simples incorporação destes novos recursos na educação sejagarantia imediata de que se está fazendo uma nova educação, uma nova escola, para o futuro [...] vivemos um momento histórico especial, em que surgem novos valores na sociedade”.
Não obstante os avanços alcançados nos últimos anos com a melhoria no nível dos indicadores educacionais e, principalmente, com o salto obtido na meta de universalização do acesso ao ensino fundamental,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!