Pedagogia

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014








JEAN PIAGET
Relação com a Educação







SÃO PAULO
2014





Pedagogia – 1º Semestre
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Mari
DATA: 28/03/2014.


Grupo

Flavia
Iraci Ruths de Almeida FerreiraRenata Assunção Gomes
Silvia Regina Santos Borges Lima
Tatiane Gonçalves Fernandes
INTRODUÇÃO

Jean Piaget foi um cientista Suíço que desenvolveu diversos campos de estudos como: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.
Seus estudosrevolucionaram a educação, pois derrubou varias visões e teorias tradicionais relacionadas a aprendizagem.
  As pesquisas  sobre as características do pensamento infantil, exemplifica o conceito de esquemas de ação. Jean Piaget mostrou as formas, como o ser humano interage com o mundo. Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto eoperatório formal.
  Identificou as estruturas mentais como condição previa para aprender e obter novos conhecimentos.
   Com o conceito de "Adaptação, Assimilação e Equilibração", Piaget demonstrou que a inteligência deve ser confrontada para evoluir. 
   Mesmo sem ser pedagogo, Piaget foi um dos mais brilhantes pensadores da educação. Seu trabalho foi o de entender o desenvolvimento dainteligência humana. Uma característica especial é a capacidade mental de construir relações.
O grupo vai fazer uma apresentação usando a caixa de Piaget, para melhor entendimento.


“O professor não ensina, ajuda o aluno a aprender” Lauro de Oliveira Lima.

DESENVOLVIMENTO

A teoria básica de Jean Piaget

Para Piaget a inteligência humana pode ser exercitada, buscando umaperfeiçoamento em potencial. A inteligência adapta o organismo a novas situações, construindo novas estruturas continuamente. A adaptação é como uma criança lida com novas informações, como resolve os conflitos entre o que já sabe e o que está descobrindo.
A teoria EPISTEMOLÓGICA (epistemo=conhecimento e logia=estudo) criada por Piaget é como o comportamento é construído, interagindo o meio e oindividuo, ele não é inato, nem é condicionado, por isso é chamado de interacionalista. A inteligência do individuo, para se adaptar as novas situações, está relacionada com a difícil interação dele com o meio e quanto mais difícil for a interação, mais inteligente será o individuo. As teorias Piagentinas são estudadas por psicólogos, sociólogos, antropólogos e permite aos pedagogos traçar métodosfundamentados em suas descobertas.
Segundo Piaget, o amadurecimento e a formação genética do individuo estão interligados, um depende do outro. Para se conseguir um novo conhecimento o organismo deve ter um conhecimento anterior, assim poderá assimilar e transformar o que está aprendendo. O individuo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Isso implica os polos daatividade inteligente, chamadas de: assimilação e acomodação e equilíbrio.
- A ASSIMILAÇÃO incorpora a experiência da realidade exterior à atividade do sujeito. É o processo de receber informações e agrupá-las a estruturas cognitivas existentes.
- A ACOMODAÇÃO é a modificação do individuo em função do meio. O equilíbrio entre elas é que constitui a adaptação intelectual do individuo. É oprocesso de mudar as estruturas cognitivas para incluir novo conhecimento.
- O EQUILIBRAÇÃO é o esforço constante para manter o equilíbrio do novo conhecimento. É o momento entre a assimilação e a acomodação, e que a criança descobre a capacidade de pensar, com autonomia sobre uma nova situação.
A assimilação e a acomodação operam juntas para produzir equilíbrio e crescimento cognitivo.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia
  • Pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!