Obesidade

Páginas: 3 (716 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O que é obesidade?
“A palavra “obeso” vem do latim obedere, e é formada a partir da raiz ob (mais ou que abarca tudo) e edere (comer), ou seja, “aquele que come de tudo”“.
(Hever Falcon Tomayconza)A Obesidade é considerada, atualmente, uma doença crônica de caráter multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo, bem como fator de risco para ocorrência de várias outras doenças,como: diabetes tipo 2, cardiopatias, hipertensão, acidente vascular cerebral, certos tipos de câncer e elevadas taxas de morbidade e mortalidade. Diferentes fatores podem influenciar a balança, entreeles incluem-se composição genética, comer em excesso, consumo de alimentos gordurosos e falta de atividade física.
Levantamentos mostram que o excesso de peso e a obesidade têm crescido no Brasil.De acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em 2011 pelo Ministério da Saúde, a proporção de pessoas acima dopeso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Já segundo uma pesquisa feita pelo Fantástico em 2011, a média depeso normal nas cidades brasileiras para os homens é de 32%, enquanto que para as mulheres é de 43%.

Índice de Massa Corporal (IMC)
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um índice simples de peso poraltura que é comumente utilizado para a classificação de magreza, sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é definido como o peso em quilogramas dividido pela altura em metros elevada ao quadrado (kg/m²).Por exemplo, um adulto pesando 75 kg e cuja altura seja 1,70m terá um IMC de 25,95.

IMC = 75 kg / (1,70 m)2 = 75 / 2,89 = 25,95
Na pesquisa de Roselybe Sichieri e Erly Catarina de Moura,utilizando os resultados das médias da cidade de Belém e a tabela de IMC da OMS, observa-se que as mulheres estão com peso na faixa normal e os homens com excesso de peso.
Estes valores não devem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!