glossário piagget

2011 palavras 9 páginas
Nome: Julia Zanatta Gerbelli 1° Semestre - Enfermagem
GLOSSÁRIO DE TERMOS PIAGETIANOS - Acomodação: Reestruturação dos esquemas de assimilação. O novo conhecimento representa a acomodação.
- Animismo: Concepção de objetos inanimados com vida ou intencionalidade. Por exemplo: quando a criança diz que “o carro do papai foi dormir na garagem”.
- Aprendizagem: Modificação da experiência resultante do comportamento. No sentido restrito (específico) aprender que alguma coisa se chama “lua”, “macaco”. No sentido amplo “aprender a estruturar todos os objetos no universo em sistemas hierárquicos de classificação” (Kamii, 1991: 22). É desenvolvimento.
- Assimilação: Incorporação da realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades. O conhecido (conhecimento anterior) representa a assimilação. Só há aprendizagem quando os esquemas de assimilação sofrem acomodação. Assimilação e acomodação são processos indissociáveis e complementares.
- Auto-regulação: características que as estruturas tem de se ordenarem e organizarem a si mesmas.
- Causalidade: interação entre objetos.Como vínculo causal - é afirmar a relação entre antecedente e conseqüente como necessária (dado A . B é inevitável, não pode deixar de ser).Como uma espécie particular de síntese, constituindo no fato de que a alguma coisa A, outra coisa completamente diferente, B, liga-se seguindo uma regra (no sentido lógico-matemático).
- Centração: fixação da atenção em um só aspecto da totalidade, isto é, do objeto ou da situação (Ramozzi-Chiarottino, 1988: 37-43).
- Cibernética: a ciência e a arte da auto-regulação.
- Condutismo, culturalismo ou behaviorismo: teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento do comportamento humano é determinado pelas condições do meio em que o organismo está inserido. Esta teoria valoriza o meio ou a aprendizagem por condicionamento;
- Conservação: uma invariante que permite

Relacionados

  • fdfdfsdfsdf
    11856 palavras | 48 páginas