Palácio do Lavrado

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
Palácio do Lavrado

O edifício em estudo situa-se no Vale de Chelas entre a mata da Madre de Deus e o Cemitério do Alto de São João, rente à Estrada de Chelas com os números 113-127. Atualmente pertence à freguesia da Penha de França tendo pertencido anteriormente à freguesia de Santa Engrácia e à freguesia do Beato.
A construção iniciou-se na segunda metade do século XVIII. Depois daanálise do brasão pensa-se que a quinta terá pertencido aos condes de Vimioso e por isso é também conhecida como Quinta dos Vimiosos. Contudo, pouco se sabe sobre a história da propriedade a que este edifício esteve ligada, sendo que os registos existentes se referem essencialmente ao século XX.
O primeiro registo encontrado faz referência ao proprietário – Joaquim Marques da Silva – em 1898.Sabe-se que até ao ano de 1987, ano em que foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa por auto de posse, o edifício terá sempre pertencido à família do referido proprietário. Consta nos registos que até ao ano de 1938 foram realizadas algumas obras de reparação e beneficiação geral, que em pouco modificaram a sua geometria/volumetria mas que em muito beneficiaram a sua fachada setecentista. Maistarde, em meados do século XX, o palácio foi ocupado como vila habitacional por cerca de 30 famílias (aproximadamente 80 pessoas) de poucos recursos. Este facto contribuiu para a sua rápida degradação e nos anos 80, os habitantes dos 30 fogos tiveram que ser realojados por falta de condições de habitabilidade e higiene. Uma vez adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, o edifício sofreu fortesobras de remodelação no interior e desde então, até aos dias de hoje, alberga as instalações administrativas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR-SIMTEJO).
O edifício desenvolve-se ao longo do eixo Norte-Sul, com a fachada principal virada a Este, articulada com o eixo viário e com a linha do caminho-de-ferro e respetiva ponte quase adossadas a uma extremidade superior do edifício.A área de implantação é de aproximadamente 550m² e o perímetro de 120m. O palácio descreve uma planta composta por dois corpos (um mais estreito e outro mais largo) de planta retangular e volumetrias paralelepipédicas, um com dois pisos e outro com três, percetível apenas na fachada virada a Oeste. As coberturas são feitas por telhados de três águas no corpo de dois pisos e quatro águas no corpode três pisos.
A fachada principal, virada a Este é dominada pela regularidade, organizando-se a partir de um eixo de simetria vertical assinalado por um óculo. Apresenta características de construção rural, associadas a elementos eruditos, percetíveis na depurada decoração dos vãos dos portais que apontam para o período central do seculo XVIII. É ainda marcada por dois pisos, conferindo umadisposição ligeiramente côncava que se adapta à curvatura da via. Está ainda dividida em três partes separadas por dois portais. O piso térreo é vazado por portas e janelas de peito e verga curva, ambas de desenho sóbrio e desordenado, sobrepujadas ao nível do segundo piso, por janelas de sacada com guarda em ferro fundido (já do século XIX) e verga arqueada, terminada em bico no remate. Ainda nonível térreo há dois portais, também de verga curva e encimados por frontões, articulados superiormente com janelas de peito mais estreitas. Os portais têm molduras de fino desenho que sobressaem da cantaria e cujos lados encurvam para a base. Sobrepujados às janelas de peito do segundo piso estão dois brasões (um por janela) que provavelmente pertenciam à família dos condes do Vimioso, sem timbre,e com um elmo colocado na parte superior. Toda a fachada é animadas superiormente por cornija e beiral, os quais no alinhamento dos portais descrevem um arco que se eleva ligeiramente.
Sobre a fachada principal podemos ainda supor que houve uma pequena alteração ao nível da conformação dos vãos. Pois aquilo que deveria ser um vão de janela (do lado direito) – de forma a que a fachada seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Palácio
  • Palacio
  • palacios
  • Palácio Itamaraty
  • Palácio de Versalhes
  • Palacio de cristal
  • palacio cristal
  • Palácio de cristal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!