Noruega

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
História
A monarquia norueguesa remonta mais de mil anos. Harald Fairhair, considerado como o primeiro rei norueguês, uniu os reinos insignificantes da Noruega em um único reino em cerca de 885 Desde o tempo de Harald Fairhair até os dias de hoje, a Noruega teve mais de 60 soberanos nomeados. O atual rei pertence à Casa de Glücksburg, que governou Noruega desde 1905.
Embora a histórianorueguês remonta muitos séculos, Noruega moderna como uma nação independente é relativamente jovem. Em 1380 a Noruega ea Dinamarca foram fundidos em um único monarca, mas a Noruega foi dado um papel subordinado na união e veio cada vez mais sob controle dinamarquês. A união com a Dinamarca foi dissolvida em 1814, no rescaldo das guerras napoleônicas. Por um breve momento, a Noruega voltou a ser umanação independente, elaborar a sua própria constituição. Apenas alguns meses depois, no entanto, a Noruega foi obrigado a entrar em uma união com a Suécia - desta vez como nação independente, mas com um rei comum e da política externa comum.
Em 1905, a união da Noruega e da Suécia foi dissolvida, e Noruega escolheu seu próprio monarca: o rei Haakon VII.

II Guerra Mundial
As tropas alemãsinvadiram a Noruega em 9 de abril de 1940, planejando para capturar o Rei eo Governo, a fim de forçar o país a se render. No entanto, a família real, o Governo ea maioria dos membros do Storting conseguiram fugir antes que as forças de ocupação chegou a Oslo.
O cruzador pesado Blücher navegou para o Oslofjord nas primeiras horas da manhã de 09 de abril. Acompanhado por vários navios, o Blücher era otransporte de tropas alemãs para a capital. Sua tarefa era prender o rei e os membros do Governo de obrigar Noruega capitular imediatamente.
Invasão
As embarcações alemãs foram vistos pela primeira vez pela guarda costeira norueguesa no Færder farol e, posteriormente, Bolærne Fort no Fiorde de Oslo. Notificação de se aproximar dos navios de guerra estrangeiros foi enviado para OscarsborgFortress, estrategicamente localizado no ponto mais estreito do Fiorde de Oslo. À medida que os navios entraram no Drøbak Sound, o comandante Oscarsborg, Coronel Birger Eriksen, deu a ordem para abrir fogo. O Blücher foi atingido pela artilharia do canhão da fortaleza, apelidado de "Moisés" e "Aron", e depois por torpedos disparados a partir da ilha adjacente do Norte Kaholmen. O Blücher afundou em 06.22horas, e grande parte de sua equipe de mais de 1.300 homens foi morto.
O naufrágio do Blücher adiada avanço das tropas alemãs, em Oslo, dando a Família Real, o Governo e os representantes Storting o tempo necessário para escapar em segurança.

Preferência do Rei
Os membros da família real, o Governo eo Storting embarcou em um trem especial na Estação Ferroviária de Oslo oriental e sedirigiu para o norte. Convocada em Elverum no leste da Noruega, o Storting deu o rei e toda a autoridade do Governo para governar o país durante o período da guerra.
Em 10 de abril rei Haakon se reuniu com o embaixador alemão, Curt Bräuer. Os alemães exigiram que o Governo liderado por Johan Nygaardsvold, que se recusou a capitular, demitir-se, e que o Rei nomear um governo liderado por simpatizantenazista Vidkun Quisling.
O rei estendeu as exigências alemãs em uma reunião extraordinária do Conselho de Estado, na aldeia de Nybergsund. O rei afirmou que não iria tentar influenciar a decisão do Governo nesta matéria, mas que ele não poderia cumprir o ultimato alemão. Ele prefere abdicar do que nomear Quisling primeiro-ministro.
O Governo apoiou a decisão do rei e manteve a sua posição deoposição. As forças alemãs reagiram bombardeando repetidamente Nybergsund.
Exilo
Logo ficou claro que a Noruega não seria capaz de suportar as forças alemães, mesmo com o apoio dos Aliados. Os aliados decidiram retirar, deixando o rei com uma escolha difícil. Ele decidiu que seria melhor deixar o país, juntamente com o príncipe herdeiro Olav eo Governo. Eles partiram da Noruega no Devonshire...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • noruega
  • Noruega
  • Noruega
  • noruega
  • Noruega!
  • Noruega
  • Noruega
  • noruega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!