Noruega

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 23 de junho de 2013
Coroa Norueguesa
A coroa norueguesa é a moeda oficial da Noruega e tem por símbolo Kr e por código NOK. Pode ser dividida em 100 ore e é emitida pelo Banco Central da Noruega.
Foram lançadasmoedas de 50 ore e de 1, 5, 10 e 20 coroas, assim como notas de 50, 100, 200, 500 e 1000.
As moedas norueguesas trazem representada a efígie do rei Harald V ou símbolos da monarquia ou do país,nomeadamente barcos vikings. As notas vêm ilustradas com os escritores Peter Christen Asbjornsen e Sigrid Undest, a cantora de ópera Kirsten Flagstad, o físico Kristian Birkeland e o pintor Edgard Munich, talcomo paisagens, a Ópera Nacional da Noruega, a ursa maior e a aurora boreal.
As primeiras moedas cunhadas na Noruega surgiram perto do ano 1000 e eram copiadas de umas moedas inglesas da época.
Porvolta de 1380, a Noruega uniu-se à Dinamarca e adotou o sistema monetário dinamarquês, onde vigorava a coroa de ouro. A união durou até 1814, quando a Noruega se uniu à Suécia. Nesta altura, passou ausar como moeda o speciesdaler, assim como o riksdalker. Em 1817, o Banco da Noruega começou a emitir notas.
Em 1875, quando a Noruega aderiu à União Monetária da Escandinávia, entrou em vigor acoroa sueca. Em 1905, a Noruega conquistou a independência e criou a coroa norueguesa, com valor equivalente à sueca.
A União Monetária da Escandinávia durou até 1914, ano do início da Primeira GuerraMundial, mas depois os países integrantes (Suécia, Dinamarca e Noruega) mantiveram as respetivas coroas em circulação.
Entre 1940 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, a Noruega foi invadida pelaAlemanha e a coroa foi indexada ao marco alemão. Após a guerra, a coroa surgiu indexada numa fase inicial à libra esterlina, seguindo-se uma ligação ao dólar norte-americano.


Bandeira da NoruegaA Bandeira da Noruega é formada por um fundo vermelho, cortado por uma cruz escandinava (figura que também está presente nas bandeiras de outros países dessa região) branca e azul.
Essas cores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • noruega
  • Noruega
  • Noruega
  • Noruega
  • noruega
  • Noruega!
  • Noruega
  • noruega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!