Noruega

Páginas: 11 (2596 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
1. História
Os lapões (que são um dos maiores grupos indígenas da Europa) chegaram à região que hoje é a Noruega há pelo menos 10 mil anos. Entre os séculos IX e XI, vikings da Noruega comerciavam nas costas europeias e as saqueavam. O rei Olaf II Haraldsson uniu toda a Noruega no século XI. No final do século XIV, Noruega, Suécia e Dinamarca foram governadas por um único rei. A Noruega era opaís mais fraco da união. A Suécia conquistou a independência em 1523, mas a Dinamarca continuou a dominar a Noruega. Em 1814, a Dinamarca perdeu o controle da Noruega para a Suécia. A Noruega declarou sua independência em 1905.
A Alemanha nazista invadiu a Noruega em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e os nazistas instauraram um governo pró-alemão no país. Os alemães partiram em 1945, nofinal da guerra. Em 1949, o país entrou para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), um grupo de países que se comprometeram a proteger uns aos outros. No entanto, a Noruega não aderiu à União Europeia.
1.1 Questões Geográficas
A Noruega é banhada pelo oceano Atlântico e possui fronteiras terrestres com a Suécia, Finlândia e Rússia. Parte do território nacional está situada aonorte do Círculo Polar Ártico. Está localizada ao norte da Europa e suas principais cidades são: Oslo (capital), Bergen, Trondheim e Stavanger. O idioma oficial da Noruega é o Norueguês e Lapão. É um país cheio de montanhas, elas ocupam cerca de dois terços do país. A região sul é mais plana. A Noruega tem, também, mais de 1.500 geleiras, ou seja, blocos enormes de gelo que se deslocam lentamente.Cerca de 5,019 milhões de pessoas povoam a Noruega.








2. Curiosidades econômicas
A Noruega descobriu o petróleo em 1969 e soube como poucos estender à população a riqueza obtida no Mar do Norte. Parte do dinheiro obtido através do petróleo vai para um fundo de pensões que existe a amais de 20 anos, com o objetivo principal de manter o padrão de vida da população. A educação e saúdeno país são gratuitas e todos os cidadãos possuem uma pensão mínima, cada família recebe um apoio financeiro através da previdência estatal. Toda população acima dos 15 anos de idade são alfabetizadas e com isso o índice de alfabetização da Noruega chega a 100%.
A Noruega possui um dos índices mais altos de natalidade da Europa, tanto as mulheres quantos aos homens têm direito a uma licençaremunerada no primeiro ano de vida do filho, essa remuneração irá depender do tempo escolhido para a licença, que varia de 100% a 80% do salário.
A economia norueguesa é um exemplo de uma economia mista, um estado de bem-estar social capitalista próspero, com uma combinação de atividades de mercado livre e de grandes propriedades estatais em determinados setores-chave. É um grande produtor de petróleo(responsável por 50% das exportações) e gás natural. A pesca é outra atividade de extrema importância para a economia nacional, com destaque para o bacalhau, a anchova e o atum. O turismo também é uma atividade econômica muito importante.
Os noruegueses possuem o segundo maior PIB per capita nominal (depois de Luxemburgo) e o terceiro maior PIB per capita do mundo. A Noruega também manteve oprimeiro lugar entre todos os países do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por seis anos consecutivos (2001-2006) e depois recuperou essa posição em 2009.






3. Noruega: o país que disse não ao euro
A Noruega possui o maior IDH do mundo, que compara riqueza, educação, alfabetização, esperança de vida e natalidade, sua população é 100% alfabetizada, a renda per capita é umasdas mais altas (chegando a quase 100 mil por ano) e mesmo assim eles disseram por duas vezes não a entrada na União Europeia, isso aconteceu em 1972 e 1994. Eles alegam que sua entrada para a EU seria uma ameaça a sua soberania e que as indústrias da pesca (que é muito importante para a econômica da Noruega, em particular para as regiões costeiras, e é a segunda indústria do país, depois da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • noruega
  • Noruega
  • Noruega
  • Noruega
  • noruega
  • Noruega!
  • Noruega
  • Noruega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!