Noruega
Noruega é um importante produtor e exportador de energia, na figura 1 apreciam-se os tipos de energia da Noruega. Sua exitosa integração no mercado Europeu de eletricidade e gás, e seu papel cada vez mais destacado na oferta mundial de energia, são muito tidos em conta quando se adoptam decisões sobre a política energética no país. Na atualidade Noruega é o segundo maior produtor de energia renovável em Europa.
O Governo é consciente que as fósseis se vão esgotar, e o país precisa um novo sector no que basear seu crescimento. Procura fazer que a produção eléctrica do país seja mais regular para o qual é básica a diversificação. Por estas razões na Noruega investe a cada vez mais em desenvolver novas tecnologias renováveis. Fixou-se uma meta que consistente em incrementar a geração de eletricidade a partir do total de renováveis em longo prazo (2016), uns 30 TWh acima dos níveis de produção de 2001.
a) QUAL DEVE SER A POLÍTICA ENERGÉTICA DA NORIEGA CONSIDERANDO A DESCOBERTA DE NOVAS FONTES DE ENERGIA?
HIDRAULICA
A abundância de aquíferos que vão desde glaciares a rios têm feito da Noruega um dos maiores produtores de energia hidroelétrica a nível mundial. Noruega é um país extenso com escassa população e isto tem contribuído a converter na única nação industrializada capaz de suprir sua demanda energética quase exclusivamente com sua própria produção hidroelétrica. Nos 2008 mais de 90% do total da eletricidade que se produz em Noruega prove do aproveitamento das correntes de água.
Noruega tem muita experiência no sector e conta com serviços de planejamento, desenho, engenharia, fornecimento de turbinas e produtos eletromecânicos, portanto as políticas segundo este tipo de energia deveriam ser:
Procurar novos clientes fora das fronteiras do país, para a exportação de produtos.
Compartilhar seu saber com os países interessados neste tipo de tecnologia, prestando serviços de assessoria.
EÓLICA