Noruega

Páginas: 8 (1834 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
NORUEGA
Noruega é um importante produtor e exportador de energia, na figura 1 apreciam-se os tipos de energia da Noruega. Sua exitosa integração no mercado Europeu de eletricidade e gás, e seu papel cada vez mais destacado na oferta mundial de energia, são muito tidos em conta quando se adoptam decisões sobre a política energética no país. Na atualidade Noruega é o segundo maior produtor deenergia renovável em Europa.
O Governo é consciente que as fósseis se vão esgotar, e o país precisa um novo sector no que basear seu crescimento. Procura fazer que a produção eléctrica do país seja mais regular para o qual é básica a diversificação. Por estas razões na Noruega investe a cada vez mais em desenvolver novas tecnologias renováveis. Fixou-se uma meta que consistente em incrementar ageração de eletricidade a partir do total de renováveis em longo prazo (2016), uns 30 TWh acima dos níveis de produção de 2001.














a) QUAL DEVE SER A POLÍTICA ENERGÉTICA DA NORIEGA CONSIDERANDO A DESCOBERTA DE NOVAS FONTES DE ENERGIA?
HIDRAULICA
A abundância de aquíferos que vão desde glaciares a rios têm feito da Noruega um dos maiores produtores de energia hidroelétrica anível mundial. Noruega é um país extenso com escassa população e isto tem contribuído a converter na única nação industrializada capaz de suprir sua demanda energética quase exclusivamente com sua própria produção hidroelétrica. Nos 2008 mais de 90% do total da eletricidade que se produz em Noruega prove do aproveitamento das correntes de água.











Noruega tem muita experiênciano sector e conta com serviços de planejamento, desenho, engenharia, fornecimento de turbinas e produtos eletromecânicos, portanto as políticas segundo este tipo de energia deveriam ser:
Procurar novos clientes fora das fronteiras do país, para a exportação de produtos.
Compartilhar seu saber com os países interessados neste tipo de tecnologia, prestando serviços de assessoria.

EÓLICANoruega conta com muito potencial de aproveitamento de energia eólica, os grandes avanços conseguidos pela eólica têm permitido que diminuam alguns dos custos relacionados com esta tecnologia e que aumente sua eficiência. Assim os custos estimados de produção estão entre 0,45 - 0,60 coroas Noruegas/KWh naqueles lugares com condições óptimas.
No final de 2007 tinha um total de 385 MW de potênciaeólica instalados na Noruega, distribuídos em 184 turbinas repartidas em 18 parques eólicos. A produção total foi de 892 GWh. Em 2008 concederam-se licenças para outros 18 projetos com uma potência total instalada de 1.400 MW. A produção de energia eólica nesse ano foi de 917 GWh. O dado de produção em 2009 foi de 981 GWh (Figura 3).















As políticas segundo este tipo deenergia deveriam ser:
A produção de eletricidade a partir do vento segue sendo economicamente ineficiente no país, pelo qual as ajudas governamentais são necessárias e deveriam se aplicar.
Tendo em conta que Noruega protege sua soberania em todos os campos, deveria desenvolver uma indústria própria que lhe permita explodir este tipo de energia em parques offshore, que é onde tem as melhorescondições para atingir maiores eficiências, aproveitando seu alto desenvolvimento tecnológico e sua experiência com a hidráulica e o setor petroleiro.
Espanha é um país que tem atingido um alto grau de desenvolvimento tecnológico em energia eólica e conta com muitas empresas líderes mundiais nesta indústria, se devem abrir caminhos para a colaboração tecnológica e desenvolvimento de projetos com este país.BIOMASSA
Na figura 2 apreciam-se qual é o aporte da biomassa na produção de energia elétrica na Noruega. O maior o menor uso anual de biomassa depende de vários fatores tais como disponibilidade de recursos e qualidade. É muito útil em plantas de fabricação de papel e celulosa, y de madeira, já que estes processos requerem usualmente grandes quantidades de calor para fazer o secado. Podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • noruega
  • Noruega
  • Noruega
  • noruega
  • Noruega!
  • Noruega
  • Noruega
  • noruega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!