MULTICULTURALISMO

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Introdução

O presente trabalho desenvolvido pelos acadêmicos do Centro Universitário Cesumar de Maringá- Unicesumar, do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, para os professores: Me. Licemar Vieira Melo e Me. Tiago Franklin R. Lucena para as disciplinas de Comunicação e Cultura e Introdução a Comunicação Social.
Refere-se ao Projeto de Multiculturalismo com o temaComunicação Cidadã, buscando mostrar as diferentes culturas existentes em Maringá.
No Multiculturalismo entendemos a existência de várias culturas presentes em um mesmo pais ou região, onde todas devem ser respeitadas, não se sobressaindo uma sobre as outras.
Para melhor sintetizar os conceitos de Multiculturalismo, trabalhamos com as ideias dos seguintes autores: Stuart Hall (2003) McLaren (1997) e AllainTouraine (1997) que estão apresentadas no seguinte trabalho.
O trabalho está divido em 2 partes, sendo a primeira os conceitos de Multiculturalismo, e a segunda parte é a estruturação e montagem de um conteúdo audiovisual.
A metodologia utilizada foram as referências bibliográficas e pesquisas na internet.






Multiculturalismo

Multicultural é um termo qualificativo. Descreve ascaracterísticas sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade nas quais diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retém algo a sua identidade original. Em contrapartida, o termo “multiculturalismo” é substantivo. Refere-se ás estratégias e políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidadee multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais (HALL,2003).
Em tese, a maior parte das sociedades é multicultural, pois dentro delas existem variedades linguísticas, religiosas, simbólicas, de gênero, de etnias. Essas variedades, ou especialidades, vão dar origem ao que Stuart Hall vai considerar multiculturalismo, visto que, deve haver toda uma estrutura de organização adotada com oobjetivo de estar sanando problemas derivados do fato dessa sociedade ser multicultural. As pessoas nas suas diversidades vão compor o multiculturalismo.
Assim como existem diferentes sociedades multiculturais, Hall (2003) apresenta diversos termos multiculturalistas para designar as sociedades. Há o multiculturalismo conservador, que insiste em manter a maioria como centro das discussões;multiculturalismo liberal, que busca promover a integração dos diversos grupos da sociedade, mais baseando-se em cidadania individual e universal; multiculturalismo pluralista, leva em conta as diferenças grupais em termos culturais; multiculturalismo comercial enfatiza que o reconhecimento das diversidades de distintas comunidades para constituir a solução dos problemas de necessidade de divisão do poder;o multiculturalismo corporativo sugere comandar as diferenças culturais da minoria, mas mantendo os interesses das classes dominantes, e por fim o multiculturalismo critico ou revolucionário que focaliza o poder, o privilegio para a maioria e hierarquização dos sistemas sociais.
Multiculturalismo e identidade
Cultura, na concepção de Stuart Hall (2003), é uma esfera de significação individual ecoletiva que dá sentido co-existencial e pode ser considerada via primordial de identidades e identificações. A cultura é, entretanto, uma característica da identidade de um indivíduo ou de um povo.
O multiculturalismo leva em conta a diversidade humana dentro de uma mesma sociedade há homens que pensam, discursam e enfrentam os mesmos problemas de formas diferentes. Essas diferenças são vistascomo valor positivo.
Outro pressuposto do multiculturalismo é o fato de que somos sujeitos socioculturais.
Cada ser tem sua origem e faz parte da construção da cultura onde vive a partir de uma série de integração e interação de saberes.
Uma sociedade de fato multicultural estabelece a o (des)hierarquização das diferenças e visões do mundo, opõe-se aos centrismos culturais com seus valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • multiculturalismo
  • Multiculturalismo
  • Multiculturalismo
  • multiculturalismo
  • Multiculturalismo
  • Multiculturalismo
  • Multiculturalismo
  • Multiculturalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!