24 Manual Artigo cient fico FAMETA

Páginas: 26 (6309 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015










MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS
PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO














RIO BRANCO - AC
2013




MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 3

1 INTRODUÇÃO 3

2 O ARTIGO CIENTÍFICO 4
2.1 Conceito e finalidade 5
2.2 Organização e normatização 7
2.2.1 Elementos pré - textuais 8
2.2.2 Elementos textuais 9
2.2.3 Elementos pós – textuais 11

3 NORMAS DE APRESENTAÇÃOGRÁFICA DO ARTIGO 11
3.1 Papel, formato e impressão 12
3.2 Margens 12
3.3 Paginação 13
3.4 Espaçamento 13
3.5 Divisão do texto 13

4 FORMATAÇÃO DE TABELAS E FIGURAS 14

5 CITAÇÕES 16
5.1 Sistema de chamada 21

6 LINGUAGEM DO ARTIGO 29

7 TERMOS LATINOS 29

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 36

REFERÊNCIAS 37

ANEXOS 39






MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOSCIENTÍFICOS1

Nome(s) do(s) autor(es)2


RESUMO: Este texto trata a respeito das Normas da ABNT sobre a publicação de Artigos Científicos procurando estabelecer, de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita do texto científico. Para esse efeito, descrevem-se e comentam-se, seqüencialmente, as sucessivas componentes de um documento desta natureza. Pensa-se que esta abordagem constituirá umbom auxiliar para os autores que pretendam reforçar a coerência e adequação dos seus artigos científicos.

PALAVRAS-CHAVE: Artigo. Pesquisa. Ciência


1 INTRODUÇÃO

Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para o artigo, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com estepadrão.
O artigo completo não deve exceder 18 (dezoito) páginas, podendo conter no mínimo 12 (doze) páginas. As margens devem ter: superior 3cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. O tamanho de página deve ser A4. O tipo de fonte deve ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12. Título: deve estar centralizado, em negrito, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duaslinhas.
Nome (s) do (s) autor (es): alinhados na margem direita, com letra Times New Roman ou Arial, tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo, seguido chamada de rodapé (currículo resumido). Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para o outro autor.
Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda,em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.
Observe-se o cabeçalho na primeira página e a inserção da numeração a partir da segunda página, no alto à direita.

2 O ARTIGO CIENTÍFICO

Elaborar um artigo científico é, num sentido genérico, contribuir para oavanço do conhecimento, para o progresso da ciência. No início, a produção científica tende a aproveitar, em grande medida, os saberes e conhecimentos de outros autores, ficando o texto final com um percentual elevado de ideias extraídas de várias fontes (que devem ser obrigatoriamente citadas). Com o exercício contínuo da pesquisa e da investigação científica, consolida-se a autoria, a criatividade ea originalidade da produção de conhecimentos, bem como a síntese de novos saberes. Como afirma Demo (2002, p.29), a elaboração própria implica processo complexo e evolutivo de desenvolvimento da competência, que, como sempre, também começa do começo. Este começo é normalmente a cópia. No início da criatividade há treinamento, que depois se há de jogar fora. A maneira mais simples de aprender éimitar. Todavia, este aprender que apenas imita, não é aprender a aprender. Por isso, pode-se também dizer que a maneira mais simples de aprender a aprender, é não imitar.
É necessário darmos os primeiros passos nesse processo de construção da atitude científica, que é antes de tudo uma postura crítica, racional e intuitiva ao mesmo tempo, que provoca a seu termo, como diz Kuhn (Apud MORIN,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Cient Fico Navegapara
  • Estrutura Artigo Cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO 2
  • ARTIGO CIENT FICO
  • Artigo Cient Fico
  • Artigo cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO
  • ARTIGO CIENT FICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!