Movimentos separatistas

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Movimentos separatistas são aqueles que por motivos históricos, geográficos ou econômicos querem a separação de uma parte do território de um país para se tornarem outro país com governo próprio. Alguns países dominantes reconhecem imediatamente a independência de seus domínios assim que surge um movimento separatista. Outros, com o uso de represálias, mantem seus domínios semgarantir tal independência, dando inicio à conflitos armados e guerras civis que podem se arrastar durante anos.
DESENVOLVIMENTO
África: Sudão e Sudão do Sul
Essa separação é fruto de uma divisão histórica entre etnias no país, que tem início na conferência de Berlim, quando a África foi fragmentada para desenvolvimento dos interesses externos imperialistas. Dentre os dois maiores grupossocio-étnico-culturais da África temos o norte com população branca e de religião islâmica e o sul com população negra de religiões animistas e cristãs. Entre o norte e o sul da África temos uma região intermediária onde os conflitos são mais intensos, denominada Sahel. A disputa territorial desses dois grupos nessa região representa um dos maiores conflitos do mundo contemporâneo. O Sudão, por sua vez,está localizado nesta faixa intermediária estando em conflito interno desde sua independência.
Em uma breve análise temos o Sudão como um país de grande diversidade étnica, cultural e religiosa, unidas em um só país fruto do processo de colonização de século XIX, sendo 19 grandes etnias e mais de 600 subgrupos. O país teve sua independência da Inglaterra em 1956 e posteriormente sofreu durantequatro guerras internas na disputa do domínio do território, que tiveram inicio em 1958, 1969, 1985, 1989.
A principal motivação dos conflitos foi a postura de Cartum, que “desde os primeiros momentos de sua independência, seu governo tem tentado estabelecer a lei islâmica (ou Sharia) como fonte exclusiva de
direitos do país” (Messari, 2006). Tendo em vista que a população de religião islâmicarepresenta dois terços do total, um quarto de religiões animistas e o restante cristão com pouco mais de 5% da população, os setores não islâmicos concentrados ao sul do país nunca aceitaram tal posicionamento do governo central. O movimento separatista, que por muitas vezes dirigiu as revoltas e os conflitos no sul do Sudão, foi o Movimento/Armada de Libertação do Povo Sudanês (SPLM/A), movimento debase cristã o qual liderava todos os setores do sul do Sudão e hoje compõe o governo formal do novo país.
Mas não foram só as diferenças étnicas que motivaram a fração sul do país a se emancipar politicamente. A carência de investimentos de Cartum também impulsionou essa motivação, caracterizando uma má distribuição de recursos pelo país. Mesmo com a independência, os desafios se mostram grandespara o novo país, pois conta com uma infraestrutura muito precária de maneira geral, porém podemos apontar a questão da malha de transporte, que hoje conta com apenas 50 km de estradas, mesmo assim esta fica somente em torno da capital Juba; falta de infraestrutura que se reflete também na pouca distribuição de energia elétrica, que atende apenas 10% da população, somadas as residências que temacesso controlado e disponibilizado por poucas horas/dia.

Ásia: Indonésia e Timor-Leste
A Indonésia ocupou o atual território do estado de Timor-Leste de dezembro de 1975 a outubro de 1999. Após séculos de domínio colonial português na parte oriental da ilha de Timor, um golpe de Estado em Portugal em 1974 levou à descolonização entre suas ex-colônias, criandoinstabilidade no território e deixando seu futuro incerto. Depois de uma guerra civil em pequena escala, Timor-Leste é declarado independente.
Reivindicando ajuda solicitada pelos líderes timorenses, as forças militares indonésias invadiram a parte oriental da ilha em 7 de dezembro de 1975 e destruíram a resistência armada à ocupação, declarando o território como uma província da Indonésia. Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos separatistas
  • Movimento separatista
  • Movimento separatista
  • Movimentos separatistas
  • movimentos separatistas
  • O movimento separatista
  • movimentos separatistas
  • O movimento separatista escocês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!