Movimentos separatistas

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
O independentismo, também chamado por vezes separatismo, é um conjunto de ideologias nacionalistas que têm a ver com a reivindicação dos direitos nacionais por parte de um povo sem Estado face a umEstado expansionário maior. Nas aplicações normais em português, muitas vezes o termo separatismo recebe uma denotação pejorativa.

Movimentos independentistas bem sucedidos

Líder histórico daindependência cubana, José Martí.O processo de formação da maior parte dos países atuais envolveu o separatismo em suas diversas formas. São exemplo disso os numerosos países surgidos dos processos dedescolonização das potências imperialistas ao longo dos séculos XIX e XX nas Américas, na África e na Ásia. Foi por processo de separação que os Estados Unidos proclamaram sua independência daGrã-Bretanha, e o Texas, do México, antes de se auto-anexar aos Estados Unidos. O mesmo ocorreu com o Brasil, emancipado de Portugal em 1822, e o Uruguai, emancipado do Brasil, em 1825.

No mundo todo,existem movimentos separatistas em numerosos países, de maior ou menor expressão. Por exemplo, na Europa, apenas a Islândia e Portugal carecem hoje de movimentos soberanistas de grande incidência, umavez que todos os outros estados contam com territórios com línguas e consciência nacional próprias. Os movimentos separatistas podem ser armados ou pacíficos, e podem ou não envolver conflitos com ospaíses dos quais se pretende a separação. Alguns casos de separatismo recentemente bem sucedido, por via militar ou mais ou menos violenta, incluem:

A Namíbia, da África do Sul, em 1990;
A Croácia,da antiga Iugoslávia, em 1991;
A Bósnia, da antiga Iugoslávia, em 1992;
A Eritréia, da Etiópia, em 1993.
Por via pacífica, mediante referendo, atingiram recentemente a independência, paísescomo:

A Finlândia, da URSS, em 1918
As repúblicas bálticas da ex-União Soviética (Estônia, Letônia e Lituânia, em 1991)
A Eslovênia, da antiga Iugoslávia, em 1990
A Eslováquia e a República...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos separatistas
  • Movimento separatista
  • Movimento separatista
  • movimentos separatistas
  • Movimentos separatistas
  • O movimento separatista
  • movimentos separatistas
  • O movimento separatista escocês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!