Movimentos Separatistas

Páginas: 4 (976 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
Ao longo da Europa, governantes enfrentam movimentos separatistas, em muitos casos agravados pela crise econômica. Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha têm mais em comum do que estarem no mesmocontinente.
A questão Basca - Espanha
Em uma área pequena, localizada ao norte da Espanha e no sudoeste da frança, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas da etnia Basca, uma das mais antigas da Europa.Com características culturais e étnicas diferentes das dos espanhóis e dos franceses, os espanhóis começaram uma perseguição imposta pelo ditador espanhol Francisco Franco, que proibiu o uso de sualíngua. Em 1975, com o fim da ditadura de Franco, a região basca teve mais liberdade sobre suas terras, mas isso não era tudo para o ETA, que continuou por sua luta pela independência.

QuestãoReligiosa na Irlanda do Norte
No século XVIII, a ilha da Irlanda foi invadida e juntada aos países pertencentes à Grã-Bretanha (Inglaterra, país de Gales e Escócia) formando o Reino Unido, porem adiscordância religiosa foi um grande obstáculo para essa união:

Os habitantes da ilha da Irlanda, em sua maioria, são católicos, já na Grã-Bretanha praticam o protestantismo. Essa diferença de religiãogerou vários conflitos, pois alem dessa desigualdade, os católicos queriam a formação de uma republica independente da Grã-Bretanha e com um ‘não’ violento por parte deles, os católicos se revoltarame criaram o IRA (Exercito republicano Irlandês) a fim de pressionar a coroa em busca de autonomia da Irlanda.

Abcásia - Geórgia
A Abcásia se considera um Estado independente desde a derrota dasforças georgianas na guerra de 1992/1993. Sua soberania foi reconhecida pela Rússia em 2008, mas para a maioria dos membros da ONU continua parte da Geórgia.

Bavária - Alemanha
É pouco provávelque se separe da Alemanha, mas muitos dos moradores desse estado defendem a ideia. Eles acreditam que a região seria mais rica se fosse independente.

Catalunha - Espanha
As eleições regionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos separatistas
  • Movimento separatista
  • Movimento separatista
  • Movimentos separatistas
  • movimentos separatistas
  • Movimentos separatistas
  • O movimento separatista
  • movimentos separatistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!