Movimento separatista

Páginas: 9 (2018 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014


PORTO NACIONAL: MEMÓRIA, ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

*Flaubert Souza de Oliveira


RESUMO

Para compreender um determinado período da história de um povo e de uma cidade, necessário se faz mostrar em que condições a mesma surgiu, quais os fatores que a possibilitaram seu nascimento e seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Palavras chaves; Memória, Porto Nacional e DesenvolvimentoMEMÓRIA

Porto Nacional uma cidade localizada no antigo norte de Goiás, hoje atual estado do Tocantins, teve suas origens por volta do século XVIII, com real importância para época, pois esta era passagem obrigatório entre dois julgados mineratórios centrais, Monte do Carmo e Bom Jesus do Pontal.

Entender o desenvolvimento e a importância de Porto Nacional para o desenvolvimento do AntigoNorte é para nós um objetivo relevante, pois durante os anos Porto Nacional teve papel fundamental para o desenvolvimento da região Norte do estado.

Diante desse objeto regional procuraremos observar não somente os acontecimentos internos como também relacioná-lo com a interação desta região com o todo.

Durante algum tempo o estudo de História Local e Regional não tinha muito espaço nomeio acadêmico, somente no final da década de 1980, o tema começa a ser introduzido nos debates acadêmicos, com o surgimento de trabalhos voltados para essa discussão.

_______________________________
*Mestrando pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Essa nova concepção advinda da França em 1929, com a denominação de Nova História, começa a ganhar força nos escritos históricos.

Talconcepção metodológica possibilitou uma nova abordagem historiográfica, seja no conceito de fonte histórica, bem como uma diversificação de estudo do pesquisador. Nessa perspectiva, ganha força estudos que ate então eram poucos discutidos nas academias possibilitando uma busca de uma história problema, como diz Peter Burke:

(...) a nova história começou a se interessar por virtualmente toda aatividade humana. (...) Nos últimos trinta anos nos deparamos com várias histórias notáveis de tópicos que anteriormente não se havia pensado possuírem, como por exemplo, a infância, a morte, a loucura, o clima, os odores, a sujeira, os gestos, o corpo. (...) O que era previamente considerado imutável é agora encarado como uma “construção cultural” sujeita a variações, tanto no tempo quanto noespaço. (Burke, 1992, p. 11).


É a partir desta ótica que a Historia Regional e Local ganha importância no cenário historiográfico, pois, procura aproximar o historiador, do seu objeto de pesquisa, construindo assim, uma história plural.

Essa nova abertura historiográfica permitirá entender o processo desenvolvimentista regional, da cidade de Porto Nacional, e a sua importância para o antigonorte de Goiás. Para isso buscaremos em documentos escritos e na memória, histórias que nos possibilita reconstruir este passado histórico. Como diz Rossi:

(...) a memória parece referir-se a uma persistência a uma realidade de alguma forma intacta e continua, ou seja, a memória remete à capacidade de recuperar algo que possuía antes e que foi esquecido. (Rossi, 2010, p. 15).

A memória é maisdo que apenas trazer à mente informações vividas. Para Foster sempre que a experiência de um evento passado influencia alguém em um momento futuro a influencia dessa experiência anterior é uma elaboração da memória sobre o acontecimento do passado.

É a através das experiências do passado que surge a possibilidade de se reconstruir a narrativa histórica dos acontecimentos, a partir do que Dieht, chamou de história do singular, quando é narrada para reconstruir o passado. A tarefa da história é a de reconstruir a verdade sobre o passado. (Dieht, 2002, p. 99).

Nesse processo de reconstrução histórica enfocaremos a importância do desenvolvimento da cidade de Porto Nacional para o norte de Goiás.

PORTO NACIONAL: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

Porto Nacional localizada no antigo norte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos separatistas
  • Movimento separatista
  • Movimentos separatistas
  • movimentos separatistas
  • Movimentos separatistas
  • O movimento separatista
  • movimentos separatistas
  • O movimento separatista escocês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!