Monografia

Páginas: 62 (15311 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CAPÍTULO I


1. PROBLEMATIZAÇÃO/ REVISÃO DE LITERATURA

O presente trabalho aborda a questão do ensino de Educação Física Escolar e o aluno com necessidades educacionais especiais – seja em caráter temporário ou permanente.
Cabe esclarecer que, no entanto, não será o foco de estudo dos tipos de deficiências existentes, como por exemplo: (1) Deficiência intelectual, física, auditiva,visual e múltipla; (2) autismo; (3) dificuldades de aprendizagem; (4) insuficiência orgânica; (5) superdotação; (6) problema de conduta; (7) distúrbio de déficit de atenção com hiperatividade, distúrbio obsessivo compulsivo, síndrome de Tourette; (8) distúrbios emocionais; (9) transtornos mentais. Dessa forma, a questão de investigação se refere a analisar sob quais referências teóricasmetodológicas estão identificadas na prática pedagógica de professores de Educação Física que atuam com turmas constituídas de alunos com necessidades educacionais especiais em turmas regulares.
Para melhor compreender o processo de inclusão, deve-se discorrer sobre a exclusão, pois a sociedade, independente da cultura, atravessou diversas fases em se tratando de questões sociais, e, com isso, ela começou apraticar a exclusão social de pessoas, tendo como “justificativa” as inúmeras condições atípicas citadas acima.
A palavra inclusão traz explícita a ideia de exclusão, ou seja, para incluir alguém é preciso que ela tenha sido excluída.
Na Grécia, na Idade Antiga, segundo Correia:

[...] foi considerada um período de grande exclusão social, pois crianças nascidas com alguma deficiência eramabandonadas ou mesmo eliminadas, sem chance ou direito ao convívio social. Na Idade Média, pessoas com deficiência eram também marginalizadas, até por questões sobrenaturais, rotuladas como inválidas, perseguidas e mortas. Assim, muitas vezes as famílias preferiam escondê-las e assim, privá-las da vida comunitária e social. (CORREIA, 1999,p. 03)
Com o tempo, e a evolução dos povos, a educação e aintegração social foi se fazendo necessária. Pode se verificar que, o termo exclusão desde a sua origem está relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel, definiu a exclusão social:


[...] como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através derupturas consecutivas com a mesma. (CASTEL, 1990, p. 540)


Não se pode afirmar que o excluído social torna-se automaticamente um excluído escolar, mas é fundamental conhecer o conceito da palavra exclusão sobre diversos ângulos, para posteriormente entender os conceitos de inclusão. Observa-se com a citação acima que, para Castel (1990), a partir do momento em que uma pessoa se vê excluídasocialmente, por consequência ela também se excluirá das demais questões em sua volta, inclusive na escola:


O termo exclusão é geralmente utilizado para designar uma gama de pessoas e de situações, como: idosos, deficientes, mulheres, crianças e jovens, negros, loucos, índios, gays, minorias étnicas, desempregados, “inempregáveis”, vagabundos, mendigos etc. Também é considerado como sinônimo depobreza, de marginalidade, de discriminação, de desigualdade, de injustiça e de exploração social. “... ‘Os excluídos’, termo que já é portador da indeterminação que depois conservou: dois a três milhões de doentes físicos ou mentais, mais de um milhão de inválidos idosos, três a quatro milhões de ‘inadaptados sociais’” (CASTEL, 1990, p. 540).


Cabe considerar, no entanto, que a exclusão socialrefere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo social. Estes grupos excluídos ou que sofrem exclusão social precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo que possam integrar-se e serem aceitos pela sociedade em que estão inseridos.
Observa-se que a exclusão escolar surge com a escola, pois desde o início do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia
  • Monografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!