Monografia
Primeiramente, há um desconhecimento muito generalizado sobre o que seria a famigerada monografia, de modo que, desta forma, trabalhando-se o conceito da mesma, ter-se-á melhores possibilidades de sucesso.
O significado estrito do termo monografia é, de modo literal, a redação sobre um único tema. Obviamente, cabem aqui diversas interpretações diferenciadas, de maneira que qualquer forma textual composta por uma única temática tem cabimento na terminologia de monografias.
Objetivo: O trabalho monográfico deverá ser capaz de oferecer uma base sólida ao orientador da monografia de sua capacidade de formular uma pergunta científica, recolher (ou compilar) e sintetizar os dados pertinentes, para interpretar os resultados, e para apresentar os seus resultados em uma conclusão, a partir de um modelo apropriado.
Desta feita, de modo específico, vamos caracterizar o significado da palavra em questão: ela é um estudo redigido sobre um assunto específico, relevante ou não, de maneira sistematizada e integral.
Desapontado? Poderíamos fazer uma digressão sobre o significado, ou seja, poderíamos afirmar que uma monografia seria uma redação escrita (e isto é uma obrigatoriedade), sobre um assunto unificado, ou seja, é de grande especificidade.
Os mais variados tipos textuais podem ser classificados como sendo textos monográficos: tanto a dissertação, o TCC, ou trabalho de conclusão de curso, a tese, entre outros, podem ser englobados como tipos de monografia no seu sentido mais amplo e irrestrito. E aqui começam as mais variadas confusões.
É possível diferenciar vários tipos ou generos de monografias ou trabalhos científico acadêmicos. Veja os Tipos e Generos de Monografias, desde atas, até