MONOGRAFIA
O presente trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre a redação de uma monografia (estudo sistemático e completo sobre um único tema, com pesquisa rigorosa) de acordo com as exigências metodológicas de elaboração do trabalho científico e apresentar diretrizes para a sua composição. Abrangerá desde o item mais simples, como a capa, até o mais complexo, desenvolvimento, que seria a monografia propriamente dita.
Introdução
Neste trabalho será exposto o tema “Como Redigir uma Monografia”.
A monografia é um trabalho de investigação científica e crítica sobre os conhecimentos existentes, sejam eles já publicados ou não. A origem da palavra monografia vem de monos que significa um só e de graphein que siginifica escrever, ou seja, dissertação sobre um único assunto ou tema.
Para se fazer uma monografia é preciso seguir normas ou padrões, bem como é também essencial conhecer as normas para trabalhos acadêmicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O tema de uma monografia é livre, podendo ter como eixo assuntos que foram focalizados durante o curso, onde o aluno deseja aprofundar seus conhecimentos.
Em geral, elaboram-se monografias para Trabalhos de Conclusão de Curso, com o objetivo de proporcionar aos alunos, oportunidades para demonstrar o grau de habilitação adquirido, o nível de conhecimento e o aprofundamento temático, estimulando a produção científica, propiciando a consulta e leitura, aprimorando a capacidade de interpretação, crítica e competência, tornando-o, assim, mais apto para o mercado competitivo.
1 Conceito de Monografia
Etimologicamente, o termo “Monografia” vem do grego mono (um só) e graphein (escrever). A palavra monografia se define, portanto, de acordo com o dicionário “estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito”.
Para alguns autores, como Paul Bureau (apud SALOMON, 1977, p.218) monografia é “um método científico para o estudo dos