estrategias de recursos humanos

Páginas: 69 (17006 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
            O objeto de estudo dessa pesquisa é o planejamento estratégico em RH. Para que uma empresa obtenha sucesso, alcance seus objetivos e se mantenha competitiva no mercado, um fator indispensável é a elaboração de uma estratégia organizacional. Dentro desse contexto a presença do profissional de RH é fundamental, pois será essa a área que contribuirá para o alcance dosobjetivos corporativos e, ao mesmo tempo, buscará atender às necessidades dos colaboradores.
            A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através dessa ação a empresa poderá garantir o alinhamento das ações voltadas para a gestão do conhecimento e de talentos com a estratégia e o negócio da organização, conseqüentemente, com o alcance dos resultados. É importante que aempresa dê um caminho a ser trilhado pelas pessoas que vão executar o processo. Esse planejamento, inclusive, é essencial para estabelecer os indicadores de resultados.
            Nesse contexto, o objetivo desse trabalho monográfico é buscar, através de uma pesquisa bibliográfica, descrever as ações de RH visando o planejamento estratégico, levando em consideração que o primeiro passo para aárea de RH elaborar um trabalho consistente é conhecer o negócio e o contexto da organização, ou seja, o mercado, as tendências e a concorrência.
            Outro fator relevante é manter um estreito vínculo das ações propostas com os valores e a missão da empresa, pois isso irá demonstrar que a área de RH realmente conhece as necessidades dos colaboradores e, para isso, o RH precisa conversar eestar perto dos funcionários.
            Durante a elaboração do planejamento estratégico, a área de RH precisa conhecer os recursos disponíveis, a equipe envolvida no processo, as possibilidades de inovação e as possíveis mudanças no negócio em curto, médio e longo prazo, além de observar a viabilidade de investimento do tempo que será exigido dos profissionais de outras áreas
            Oplanejamento estratégico de Recursos Humanos pressupõem um amplo envolvimento dos próprios funcionários em sua elaboração, quer apontando situações peculiares e especificas da cultura empresarial formal (ou mesmo informal) da empresa, quer retratando expectativas, riscos, pontos a melhorar
            Mesmo que o funcionamento do planejamento estratégico de Recursos Humanos esteja devidamenteajustado e em funcionamento, há de se ter em mente que a área mais sujeita às mudanças na empresa resultantes dos contextos de economia e política, é exatamente a de Recursos Humanos. Assim, para que o projeto obtenha validação permanente, é fundamental que periodicamente ele seja atualizado, refinado, aperfeiçoado e incorpore novas ferramentas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CAPÍTULO 1.RECURSOS HUMANOS             
Atualmente o antigo Departamento de Recursos Humanos (DRH) é denominado de Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos e muitos outros. Mas o que se percebe é que independente das variadas denominações, sua abordagem estratégica com uma visão holística da organização é a grande marca de seu mais novo papel. Surge assim a Administração Estratégica de Recursos Humanos, uma novatendência que, embora ainda muito recente e por isto mesmo não bem sedimentada, traz uma concepção inovadora e muito promissora para as empresas.
Porém, em meio a tantos avanços é preciso esclarecer que apesar da incontestável evolução da área de Recursos Humanos, ainda existe no Brasil um grande número de empresas de pequeno e médio porte que não acompanharam tal evolução. São empresas que, emsua maioria têm profissionais conscientes do seu novo papel e dispostos a inovar, porém são impedidos de o exercerem em virtude de uma cultura conservadora.
A estas empresas ainda há um longo caminho a percorrer para que de fato, se possa falar numa evolução da área de forma plena. Afinal reconhecer que as pessoas que nela trabalham nada têm a ver com seu porte, mas sim com o reconhecimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia de recursos humanos
  • Estratégias de recursos humanos
  • ESTRATÉGIAS EMPRESARIAS PARA OS RECURSOS HUMANOS
  • ESTRATÉGIAS PARA HUMANIZAÇÃO NAS EMERGÊNCIAS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
  • ESTRATÉGIA PARA A CAPTAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO TERCEIRO SETOR
  • recursos humanos
  • recursos humanos
  • Recursos humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!