Monografia: a formação do conhecimento na criança segundo jean piaget: uma visão epistemológica

Páginas: 77 (19207 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
MONOGRAFIA SOBRE A PSICOPEDAGOGIA DE GETULIO F SILVA (ESPECIALIZAÇÃO)
INTRODUÇÃO

Como pode ser observado, a formação do conhecimento humano possui raízes remotas, tendo começado a dar seus primeiros passos na passagem do mito ao logos, posto que as concepções mitológicas já se apresentavam como um tipo de conhecimento, embora caracterizado pelas ações sobrenaturais dos deuses gregos, que noentender dos antigos gregos, do século VIII a.C., se transformavam nos fatores causais, que produziam seus efeitos nos diversos elementos da natureza.
Na passagem do mito ao logos, surgirá a investigação filosófico-científica, caracterizada pelo uso da razão, na tentativa de conhecer a natureza, que é entendida como dotada de racionalidade. O homem, neste esquema, também é racional, posto que éo único animal que se admira de como as coisas surgem, crescem e se corrompem, desaparecendo.
No parágrafo precedente foi efetuada uma referência à investigação filosófico-científica. Isto se deu porque a ciência originalmente nasceu no interior das fronteiras da filosofia, só dando início à sua emancipação por volta do século XVI d.C. Hoje, na pós-modernidade, a filosofia perdeu seu vigor e aciência se desmembrou, em vários ramos independentes do tronco original da filosofia.
Mas, desde os primórdios do pensamento filosófico-científico, se pode notar, embora que em determinados momentos, apenas de forma implícita, o aparecimento do debate em torno dos pressupostos epistemológicos. Pode-se até afirmar que na Grécia clássica, com Platão e Aristóteles, este debate toma uma forma maisbem definida e mais inteligível.
Neste ponto, será útil recordar-se a que se propõe a epistemologia. Ela também é chamada de Teoria do Conhecimento ou Gnoseologia e se propõe a estudar a constituição, a validade e a veracidade do conhecimento humano.
É bom que se esclareça que a epistemologia tradicional desde os tempos de Platão e Aristóteles, embora se possa citar também antecessores comoParmênides e Heráclito, é uma das regiões situadas no interior das fronteiras da filosofia.
Para alguns autores, a epistemologia foi devidamente ordenada e sistematizada pelo pensador empirista Inglês, John Locke. Para outros autores, o verdadeiro fundador da Teoria do Conhecimento foi o filósofo Alemão, Immanuel
Kant, que fez uma tentativa de sintetizar as idéias racionalistas e empiristas.Mas, a verdade é que, em sua viagem pelo tempo, a epistemologia chegou à contemporaneidade, onde diversos pensadores arregaçaram as mangas, a fim de se engajarem no esforço de construir uma epistemologia essencialmente científica.
Grandes nomes da História da Ciência poderiam ser citados. Nomes como os de Karl Popper, Thomas Kuhn, Edmund Husserl e muitos outros. Mas, um biólogo epsicólogo suíço torna-se famoso por causa de suas investigações epistemológicas: é Jean Piaget, o criador da Epistemologia Genética.
Enquanto a Epistemologia tradicional investigava os pressupostos da constituição do conhecimento como algo já estabelecido em sua forma final, Piaget, pelo contrário, se ocupava em estudar a formação e constituição do conhecimento desde a gênese ou origem. Desde onascimento da criança até o nível de um pensamento mais complexo, como o pensamento do cientista ou do filósofo.
Na época da adolescência e da juventude, Piaget se envolveu com a leitura de diversas temáticas como: religião, sociologia, filosofia, biologia e psicologia. Já por essa época, chegou à conclusão de que a Biologia e a Psicologia seriam importantes na elaboração de suas teorias. Porque, paraPiaget, as perguntas mais importantes a serem respondidas eram: como tem origem e como se dá a evolução do conhecimento?
Visto ser a Epistemologia tradicional uma área da filosofia, Piaget fez uma abordagem à filosofia, mas em sua obra Sabedoria e Ilusões da Filosofia, ele se declara um ex-futuro filósofo, que havia se desconvertido dos pressupostos filosóficos.
Isto se deu porque a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A moralidade segundo Jean Piaget
  • PERSONALIDADE SEGUNDO JEAN PIAGET
  • Segundo as teorias de Jean Piaget
  • Jean Piaget e o desenvolvimento da criança
  • Trabalho de observação do comportamento de uma criança segundo a teoria da epistemologia genetica de jean piaget
  • Trabalho de observação do comportamento de uma criança segundo a teoria da epistemologia genetica de jean piaget
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO PIAGET
  • Formação dos professores segundo piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!