Monitoramento da Hidrólise do Amido e Identificação de Açúcares Redutores

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014







Prática 1: Monitoramento da Hidrólise do Amido e Identificação de Açúcares Redutores







Data de realização da aula prática: 30/07/2014
Data de entrega do relatório: 06/08/2014
1. INTRODUÇÃO
Carboidratos são moléculas compostas, em geral, por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio, tendo, geralmente, uma fórmula semelhante a fórmula empírica (CH2O)n, sendoconsiderados, portanto, “hidratos de carbono”. No entanto, alguns carboidratos especiais podem conter outros átomos, como nitrogênio, enxofre e fósforo. Os carboidratos são também denominados açúcares ou sacarídeos (do grego, sakcharon, açúcar) devido ao sabor adocicado que uma grande parte dos compostos dessa classe possui. Podem, ainda, ser denominados glicídios.
Os carboidratos se encontram presentesem todos os organismos vivos, sendo então, as moléculas mais abundantes na Terra. Anualmente, os organismos fotossintéticos convertem mais de cem bilhões de toneladas de CO2 e H2O em celulose e outros produtos vegetais, muitos deles carboidratos.
A grande maioria dos carboidratos tem seu nome terminado com o sufixo –ose, como nos casos da glicose (açúcar que é a mais comum fonte de energia paraos processos metabólicos), da frutose (açúcar encontrado em diversas frutas e no mel), da celulose (polissacarídeo encontrado nas paredes celulares de células vegetais e de alguns outros microrganismos) e de muitos outros açúcares.
Os açúcares podem exercer diversas funções nos organismos, tais quais:
Fonte primária de energia: a quebra de suas moléculas gera energia para os processosmetabólicos, como por exemplo, a respiração celular;
Armazenamento de energia: polímeros de açúcares podem ser quebrados em unidades menores e assim serem consumidos, caso haja deficiência de nutrientes;
Constituição de outras moléculas importantes, como DNA e RNA;
Elementos estruturais constituintes de paredes celulares de bactérias e organismos vegetais (celulose);
Associados à outras classes demoléculas (como proteínas – formando glicoproteínas – e a lipídeos – formando glicolipídeos), podem agir como mediadores de interações intra e extracelulares.
Os açúcares, estruturalmente, são poliidroxialdeídos (composto contendo diversos grupos hidroxila e um grupo aldeído) ou poliidroxicetonas (composto contendo diversos grupos hidroxila e um grupo cetona), podendo ainda ter outras estruturas quequando hidrolisadas resultam em poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas.
Pode-se classificar os carboidratos como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeo.
Monossacarídeos são os açúcares mais simples, que não sofrem hidrólise e a partir dos quais são formados os açúcares mais complexos. São poliidroxialdeídos e poliidroxicetonas que contém de 3 a 9 átomos de carbono, são solúveis emágua, tem sabor adocicado e são sólidos. Podem ser classificados quanto ao número de carbonos (trioses, tetroses, pentoses, hexoses, etc.) ou quanto ao grupo funcional (cetoses, para os que possuem o grupo cetona ou aldoses para os que possuem o grupo funcional aldeído). Pode-se unir as duas classificações para se ter uma noção da estrutura do monossacarídeo, como por exemplo, uma aldotriose, que éum açúcar com três carbonos e um grupo aldeído (gliceraldeído).
Os monossacarídeos que possuem cinco ou mais carbonos, em solução aquosa, não se apresentam na forma de cadeia aberta, sendo sua forma predominante as estruturas cíclicas. Para que se forme a estrutura cíclica, é necessário que o grupo hidroxila da extremidade oposta à carbonila se ligue à ela, fornecendo assim um hemiacetal (nocaso de uma aldose) ou um hemicetal (no caso de uma cetose). A figura 1 abaixo mostra os grupos hemiacetal e acetal e as propriedades que eles conferem às moléculas e a figura 2 mostra o mecanismo da ciclização para a D-glicose. Após a ciclização a D-glicose recebe o nome de D-glicopiranose, por ter estrutura semelhante à do pirano (anel heteroatômico de seis membros, sendo um deles um átomo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • identificação de açúcares redutores
  • Identificação de açucares redutores
  • Identificação de Açúcares Redutores
  • Identificação de proteínas, amidos e açucares simples
  • Hidrolise enzimática da parede celular de soja: açúcares redutores
  • Hidrólise do amido
  • Monitoramento da Hidr lise do Amido e Identifica o de A cares Redutores pronto
  • Despolimerização hidrólise ácida da biomassa determinação de açúcares redutores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!