a peca paz aristofanes

Páginas: 3 (635 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A PAZ - ARISTÓFENES
A peça A Paz foi apresentada nas Grandes Dionísias de 421 a.C., a um público de atenienses e não-atenienses, apenas alguns meses antes da assinatura da Paz de Nícias, entreatenienses e Lacedemônios. O contexto era, assim, o da Guerra do Peloponeso, na iminência do fechamento de um tratado de paz.


Resumo da comédia
Um ateniense de nome Trigeu, um camponês simples,cansado de pedir aos deuses pelo fim da guerra entre os helenos, resolve ele mesmo ir ao Olimpo pedir a Zeus pelo retorno da Paz entre os homens. Levado aos céus por um besouro gigante, ele lá descobrepor meio de Hermes que os deuses se mudaram para bem longe. Deixaram na casa apenas Pólemos,o deus da guerra, que mantém a Paz aprisionada em uma caverna fechada por pedras. Com a ajuda dostrabalhadores e agricultores, Trigeu consegue libertar a Paz, uma estátua que ele leva consigo para a cidade. Junto com ela vem a Deusa dos Frutos – a qual ele desposa - e a doadora de espetáculos. A peçatermina com a festa de núpcias de Trigeu em sua fazenda.

A guerra por trás da peça
Na presente peça de Aristófanes, percebe-se facilmente a partir da leitura da mesma, uma essência crítica. Nãoapenas em A Paz, mas em suas obras no geral. O comediógrafo ateniense trabalhava por meio de cada peça, variados temas no âmbito sócio-político de sua contemporaneidade com certo tom irônico.
ParaAristófanes era necessária tanto a presença das elites na astý quanto a do campesinato na khóra para garantir a sobrevivência da pólis. Ele defendia a existência da mesma, pois para o autor era o únicomodelo político que parecia ser funcional. Com o receio de que Atenas entrasse em completa ruína devido aos longos anos de conflito ele resolve problematizar então a Guerra na peça. Vale ressaltar queexistem outras obras dele nas quais também aborda o mesmo tema e em todas ele adjetivava a guerra com nomes sempre negativos.
Como iria ele persuadir o povo (os espectadores presentes no ato da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Riso e a peça Juiz de paz na roça
  • Peça de Teatro O Juiz de Paz na Roça
  • Aristofanes
  • Discurso de aristofanes
  • lisistrata de aristófanes
  • Aristófanes e Menandro
  • Cavaleiros Aristófanes
  • Aristófanes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!